PESQUISAR
Município reforça orientações sobre a coleta seletiva do lixo Imprimir E-mail
19 de July de 2017
  •                A coleta seletiva do lixo está sendo executada em todos os bairros de Palmeira das Missões desde o início do mês de julho e aos poucos a comunidade está se adaptando. No Centro e bairros Umbu e Solar das Missões o lixo seco é recolhido nas segundas, quartas e sextas-feiras e o lixo orgânico nas terças, quintas, sábados e domingos. Nos demais bairros da cidade em que a coleta passa apenas nas segundas, quartas e sextas, o lixo seco é recolhido apenas nas quartas e o lixo orgânico nas segundas e sextas. Nas ruas em que a coleta passa todas as terças, quintas e sábados, o lixo seco é recolhido apenas nas quintas-feiras e o lixo orgânico nas terças e sábados.

  •              A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente reforça algumas orientações, lembrando que resíduos que não estiverem devidamente separados não serão recolhidos, bem como os resíduos colocados na lixeira em dias errados, sendo levados pela empresa apenas no dia correto de cada tipo. O não recolhimento dos resíduos que estejam misturados tem o propósito educativo e não punitivo, pois todos têm sua responsabilidade na coleta seletiva. A Secretaria salienta ainda para que os moradores observem o horário em que o caminhão da coleta passa em suas ruas para depositar o lixo na lixeira o mais próximo deste horário.
  •  
  •              Algumas dúvidas da população se referem aos rejeitos como, por exemplo, as fraldas descartáveis, papel higiênico e areia sanitária de animais, que devem ser descartados no dia da coleta do lixo orgânico, porém em sacolas separadas do lixo úmido. Jornais, papeis e revistas sujos de dejetos de animais devem ser postos junto da areia sanitária ou na mesma na sacola dos papeis higiênicos.
  •  
  •              Além disso, existem alguns itens que não são de responsabilidade da empresa que realiza a coleta do lixo, tais como: isopores e lâmpadas que devem ser levados no local de compra; eletroeletrônicos, que devem ser levados na Secretaria de Obras, no Parque de Exposições; pilhas, baterias e óleo de cozinha, que devem ser entregues nos pontos de coleta; resíduos de construção civil, que devem ser coletados por empresa contratada pelo morador; e resíduos verdes, que devem ser enterrados no pátio.
  •  
  •                Os ecopontos de óleo de cozinha ficam na Prefeitura, campus UPF, Sindicato Rural, Secretaria de Serviços Essenciais, Escola Assembleia de Deus, Escola Antônio Carlos Borges e Escola Assis Brasil. Para descartar pilhas, baterias e celulares os ecopontos estão na Prefeitura, Eletrônica Jorge, campus UFSM e MaqGranja. Informações e dúvidas podem ser sanadas pelos telefones 0800-649-0609 ou 3742-5135 Simpex, ou 3742-7319 setor de Meio Ambiente da Prefeitura.



 
 
 
© Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões / RS
E-mail: pmpm@palmeiradasmissoes-rs.com.br - Fone:  (55) 3742-7303
Metasig - Excelência em Tecnologia da Informação