Escolas municipais realizam diversas atividades de estudo da BNCC

    Considerando a necessidade prevista na legislação vigente, partindo de uma das metas do Plano Nacional de Educação, reportando-se à Constituição Federal de 1988 e também à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, as redes de ensino em todo o país estão em plena fase de estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser implantada em todas as escolas do país até 2020. Em Palmeira das Missões, assim como em todo o Brasil, o dia 06 de julho, foi de estudos a respeito da base, com a realização do Dia D da BNCC nas escolas da rede municipal de ensino.

    Ao longo do dia, as equipes diretivas, coordenações pedagógicas e professores da educação infantil e do ensino fundamental estiveram nas escolas urbanas e rurais participando de encontros de formação organizados por cada escola. A Secretaria Municipal de Educação de Palmeira das Missões vem há meses abordando o assunto com as escolas e compartilhando materiais, guias de estudo e orientando no andamento do processo. As direções das escolas, por sua vez, organizam as formações internas junto ao seu quadro docente. As ações continuam com novos encontros, por área do conhecimento, já programados para breve, sendo que há inclusive previsão de formação para gestores em educação – que juntamente com os professores serão os grandes responsáveis pelo êxito na execução desta política.

    A equipe da SME, assim como as escolas, formou seu grupo de trabalho (GT) para realização de estudos sobre a BNCC, legislação relacionada e supervisão do processo em toda a rede municipal de ensino, composta por 11 escolas de ensino fundamental e 07 escolas de educação infantil. A coordenação das ações está a cargo da professora Rogéria Teixeira da Rosa, coordenadora pedagógica, e da professora Nirlene Boeri, secretária municipal de Educação de Palmeira das Missões. Integram a equipe os professores que atuam junto ao Setor Pedagógico da SME, com suporte dos colegas de assessoria executiva. Diversas atividades estão previstas para os próximos meses e o assunto certamente estará, até o próximo ano, em diversas pautas educacionais, dada a sua importância.

Sobre a BNCC

    Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve ser implementada nas escolas de educação básica e ensino fundamental de todo o país em até três anos. No entanto, isso não significa que o debate em torno do texto que serve de parâmetro para os currículos estaduais, tenha terminado.

    A este respeito, o GT de trabalho no Rio grande do Sul, coordenado pela Undime RS, trabalha intensamente em cooperação com a Seduc RS no que concerne à construção do Referencial Curricular Gaúcho. Elaborada em dois anos e meio, a BNCC foi muito debatida pela sociedade e por autoridades em educação. A primeira versão do texto recebeu mais de 12 milhões de propostas de emendas, formuladas por 310 mil pessoas. A segunda foi submetida a debates públicos, que contaram com a participação de 9 mil professores, gestores e técnicos de secretarias.

    A Base Nacional Comum Curricular define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21. Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos pedagógicos que orientam todo o documento.

Fotos: Divulgação

Notícias

  • Carijo lança CD e DVD com jantar e show de Nilton Ferreira 19-09-2018

        A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Comissão Organizadora do Carijo da Canção Gaúcha, convidam para o lançamento do CD e DVD da 33ª edição do festival e da 16ª edição do Carijinho, que será realizado no sábado, dia 29 de setembro, a partir das 19h30min no Clube Centenário. O ingresso pode ser adquirido no restaurante do Tarzan no Clube Centenário, pelo valor de R$ 35,00, para o jantar e show com Nilton Ferreira, intérprete vencedor do 33° Carijo, mais o CD e...

    Leia mais: Carijo lança CD e DVD com jantar e show de Nilton Ferreira

  • Três Mártires e Vila Velha disputarão final regional do projeto Bom de Bola 19-09-2018

        A etapa municipal do projeto Bom de Bola de Palmeira das Missões ocorreu nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de setembro. Os jogos de futebol foram disputados no campo do Esporte Clube Palmeirense e contaram com sete times da categoria masculino e dois times da categoria feminino. As escolas estaduais participantes foram Três Mártires, Borges do Canto, Cacique Neenguirú, Vila Velha, Carimela Bastos, Palmeira das Missões Polivalente e Ciep Presidente João Goulart.

    Leia mais: Três Mártires e Vila Velha disputarão final regional do projeto Bom de Bola

  • Palmeira sedia capacitação para mais de 15 municípios 18-09-2018

        Na última semana, Palmeira das Missões sediou um curso ministrado pela empresa Delta reunindo servidores de mais de 15 municípios. A atividade, com duração de três dias, teve como local o plenário da Câmara de Vereadores, contando com o apoio da Prefeitura de Palmeira das Missões, por meio do setor de Informática.

    Leia mais: Palmeira sedia capacitação para mais de 15 municípios

  • Manipuladoras de alimentos da rede municipal participam de capacitação 18-09-2018

        Recentemente, as manipuladoras de alimentos das escolas da rede municipal de ensino participaram de uma capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação no auditório da Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões. A capacitação foi ministrada pelas estagiárias do curso de Nutrição Alexandra de Almeida Walter e Carolina Nunes Tito, sendo supervisionada pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Dal Forno Marques.

    Leia mais: Manipuladoras de alimentos da rede municipal participam de capacitação

  • EMEF Almirante Tamandaré comemora 60 anos 17-09-2018

       Centenas de pessoas prestigiaram, no último dia 15 de setembro, a programação alusiva aos 60 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré. As atividades tiveram o objetivo de integrar toda a comunidade escolar e celebrar a importante data, assinalando seis décadas de serviços prestados na educação de um grande número de crianças e jovens que por lá passaram. Acompanharam os atos, além de alunos e seus familiares, toda a equipe de professores e colaboradores da escola,...

    Leia mais: EMEF Almirante Tamandaré comemora 60 anos

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal