As lâmpadas de mercúrio são caracterizadas como resíduo perigoso classe 1, devido a capacidade de bioacumulação nos seres vivos. Desta forma, sua destinação final ambientalmente adequada se faz necessária, evitando agravos à saúde pública e ao meio ambiente.
Tendo em vista a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida das lâmpadas contendo mercúrio e a Exigência de Logística Reversa para as mesmas, com retorno a cadeia produtiva, foi criada a Reciclus (Associação Brasileira para Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação), a qual representa os fabricantes de lâmpadas no Brasil.
A Reciclus é portanto a entidade gestora da logística reversa de lâmpadas, entidade esta sem fins lucrativos, representativa das empresas signatárias e demais empresas comercializadoras de lâmpadas fluorescentes.
O próprio Acordo Setorial definiu como prioridade a instalação de uma rede de pontos de entrega para os consumidores domiciliares, que atualmente precisam mais de uma estrutura de coleta que os consumidores não domiciliares (empresas, escolas, hospitais, etc). 
Os consumidores não domiciliares devem possuir seus próprios planos de gerenciamento de resíduos e dar destinação adequada aos mesmos.
A entidade gestora está disponibilizando para o município de Palmeira das Missões, dois pontos de coleta.

As Empresas que estão coletando as Lâmpadas são:
- Eletro Deboni, Avenida Independência, 400. Fone: 55 3742-1101.
- Galeria Walter: Avenida Independência, 1834. Fone: 55 3742-1428.

A Entidade Gestora fará a coleta nas empresas e será responsável pela destinação ambientalmente adequadas da lâmpadas. 
Além das lâmpadas fluorescentes, podem ser entregues lâmpadas LED e incandescentes.

REITERAMOS QUE EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS, CHAMADAS DE USUÁRIOS NÃO DOMÉSTICOS, DEVERÃO CONTATAR EMPRESA ESPECIALIZADA E REALIZAR A DESTINAÇÃO, CONSIDERANDO QUE O PROGRAMA É APENAS PARA USUÁRIO DOMÉSTICO.

Dúvidas podem ser esclarecidas com o Departamento de Meio Ambiente.Fone (55) 3742-7319 ou (55) 3742-3364.

 

reciclus 03

 

Notícias

  • CONCURSO PÚBLICO 2019: CADERNO DE QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA É DISPONIBILIZADO – SAIBA COMO TER ACESSO 26-03-2019

       Os candidatos do Concurso Público/2019 de Palmeira das Missões já podem consultar o caderno de questões da prova objetiva, aplicadas no último domigo, 24. Que foi disponibilizado pela Fundatec, banca organizadora, por meio do acesso individual do candidato. Confira o passo a passo de como ter acesso à prova:

    Leia mais: CONCURSO PÚBLICO 2019: CADERNO DE QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA É DISPONIBILIZADO – SAIBA COMO TER ACESSO

  • Palestra em alusão ao Dia da Mulher é realizada na Escola CIEP 25-03-2019

        A Secretaria Municipal de Assistência Social, Departamento de Habitação e Coordenadoria da Mulher de Palmeira das Missões realizaram na última quinta-feira (21) um encontro na Escola João Goulart – CIEP. O evento aconteceu em alusão às mulheres, já que em março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A ação foi aberta ao público e promoveu uma palestra com a Psicóloga Marciele Magalhães e teve como tema “As Várias Mulheres Que Há Em Mim”, abordando pautas sociais femininas como saúde e...

    Leia mais: Palestra em alusão ao Dia da Mulher é realizada na Escola CIEP

  • Atenção! Alistamento militar está disponível para jovens nascidos em 2001 25-03-2019

        A Prefeitura, por meio da Junta de Serviço Militar – JSM, informa que está disponível o alistamento militar online ou presencial para os jovens do sexo masculino da classe de 2001.    O procedimento deve ser realizado através da página do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar, no www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta militar de Palmeira Das Missões – situada na Rua Francisco Pinheiro, n°500, Bairro Centro.    A primeira fase do alistamento segue até o dia 30 de junho. Ao acessar o site, o...

    Leia mais: Atenção! Alistamento militar está disponível para jovens nascidos em 2001

  • FAMURS REÚNE PREFEITOS E SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO EM SEBERI 21-03-2019

        Acontece nesta quinta, 21 de março, em Seberi, o evento Famurs pelo Rio Grande 2019, reunindo prefeitos e secretários municipais de educação. Nesta ocasião, a secretária Nirlene Boeri, que também é vice-presidente estadual da Undime RS, esteve presente representando a entidade e também falou em nome de todos os secretários de educação da região da Amzop. Faz parte da pauta desta série de eventos a discussão em torno do processo de implantação da Base Nacional Comum Curricular.    Anualmente, a Famurs...

    Leia mais: FAMURS REÚNE PREFEITOS E SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO EM SEBERI

  • Reunião define ações para Educação Fiscal e Nota Fiscal Gáucha 21-03-2019

    NOTAFISCALGAÚCHA | Dando continuidade às ações de Educação Fiscal e adesão à Nota Fiscal Gaúcha (NFG), o departamento do ICMS, representado por Graziane Borges realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (20), com professores e diretor do Colégio Estadual Três Mártires.  

    Leia mais: Reunião define ações para Educação Fiscal e Nota Fiscal Gáucha

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal