Palestrante Claudia Zirbes ministra minicurso sobre Autismo em Palmeira das Missões

   Com o objetivo incentivar os participantes a exercerem um papel ativo nos processos de desenvolvimento de alunos, pacientes ou filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Grupo Teama, a Câmara de Vereadores e a Secretaria Municipal de Educação trazem a Palmeira das Missões, no próximo dia 27 de abril, sábado, a psicopedagoga Claudia Zirbes. Neste minicurso, com duração de 8 horas (manhã e tarde), serão apresentadas estratégias práticas fundamentadas na compreensão dos aspectos sócio-cognitivos que impactam o comportamento e aprendizagem destes indivíduos.

   A formação ocorrerá no plenário da Câmara de Vereadores, com início às 8h. Serão trabalhados aspectos como: concepções atuais, funcionamento atípico – o porquê dos comportamentos observados; teorias cognitivas; transtorno do processamento sensorial; modelos de intervenção precoce; sistema de comunicação visual, dentre diversos outros previstos para esta atividade.

   O público-alvo do evento são professores, familiares, profissionais de apoio (mediadores), gestores escolares, profissionais e estudantes de Psicopedagogia, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional e demais interessados no tema.

   A Rede Municipal de Ensino de Palmeira das Missões irá se integrar ao público do evento. Serão convocadas representações de todas as escolas, sendo: equipe diretiva (diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico) e um professor representante de cada nível de ensino (educação infantil, anos iniciais e anos finais) de cada escola da rede. As fichas de inscrição estão disponíveis junto aos organizadores. Ao se inscrever, está sendo solicitada aos interessados a doação de 1kg de alimento não perecível.

   A palestrante, reconhecida eu seu segmento pelas palestras ministradas e obras publicadas, possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Possui pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2014) e atua em consultoria, capacitação e assessoria em Processos Inclusivos, com ênfase em Transtorno do Espectro Autista (TEA). É coordenadora da pós-graduação em TEA da Inclusão Eficiente nas Faculdades IPPEO, professora da pós-graduação em Educação Inclusiva da UniRitter Laureate International Universities e palestrante

   O Grupo Teama nasceu da necessidade de apoio, aprendizado e troca de experiências de mães, profissionais e amigos de autistas. Após uma palestra realizada em Panambi em setembro de 2017, desde então essas pessoas se conectaram e assim, em outubro de 2017, nasceu o TEAMA - Transtorno do Espectro Autista Mães e Amigos. Desde então o mesmo luta por inclusão e direitos iguais para os autistas de nossa região, uma vez que seus membros são de Palmeira das Missões, Panambi e outras cidades.

  • As inscrições serão realizadas através de fichas, que estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, dia 11, na Secretaria Municipal de Educação.

minicurso autismo

Notícias

  • Dengue: Equipes de Saúde realizam bloqueios e orientações diretas à comunidade 18-04-2019

    Na última sexta-feira, 12 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o alerta epidemiológico, informando a comunidade acerca do primeiro caso confirmado de dengue no município. Na mesma data, antes da confirmação a Secretaria já estava reunida com equipes de atenção básica para discutir sobre o caso suspeito ainda em investigação. E durante a reunião foi recebida à constatação do diagnóstico.

    Leia mais: Dengue: Equipes de Saúde realizam bloqueios e orientações diretas à comunidade

  • Palestra sobre Nota Fiscal Gaúcha é realizada na Escola Municipal E.F.Dom João VI 17-04-2019

    Para promover ações que visem o exercício da cidadania, foi realizada uma palestra com os alunos e professores da Escola Municipal E.F.Dom João VI, na última quinta-feira (11), que abordou o tema Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, ministrada pela orientadora educacional Caciane Roso Werkhausen.

    Leia mais: Palestra sobre Nota Fiscal Gaúcha é realizada na Escola Municipal E.F.Dom João VI

  • Tem início a 7ª edição do Campeonato Interfirmas 17-04-2019

    Teve início na noite desta terça-feira, dia 16 de abril, o 7° Campeonato Regional Interfirmas, no Ginásio Crispim Miranda Filho. Que nesta edição contará com 41 equipes, nas categorias Livre Masculino, Veterano, Feminino e Sub-15. Os jogos acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, com entrada gratuita.

    Leia mais: Tem início a 7ª edição do Campeonato Interfirmas

  • Feira do Peixe Vivo: Abertura para a Semana Santa foi realizada nesta terça-feira 16-04-2019

    A tradicional Feira do Peixe Vivo que antecede a Semana da Páscoa foi aberta oficialmente nesta terça-feira (16), no Parque de Exposições Tealmo José Schardong. O evento é realizado pela Secretaria Agricultura e Pecuária em parceria com a Emater. Sendo uma oportunidade para moradores e visitantes comprarem pescado fresco e de qualidade direto dos criadores.

    Leia mais: Feira do Peixe Vivo: Abertura para a Semana Santa foi realizada nesta terça-feira

  • Implementação da Base Nacional Comum Curricular: Dia D movimenta rede municipal de ensino 15-04-2019

    Foi realizado no último dia 12 de abril o primeiro “Dia D” do ano letivo. A atividade foi parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos estados em 2018, a ação promoveu o começo da discussão para a construção dos documentos curriculares no território do município. Na rede municipal de ensino de Palmeira das...

    Leia mais: Implementação da Base Nacional Comum Curricular: Dia D movimenta rede municipal de ensino

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal