Palestrante Claudia Zirbes ministra minicurso sobre Autismo em Palmeira das Missões

   Com o objetivo incentivar os participantes a exercerem um papel ativo nos processos de desenvolvimento de alunos, pacientes ou filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Grupo Teama, a Câmara de Vereadores e a Secretaria Municipal de Educação trazem a Palmeira das Missões, no próximo dia 27 de abril, sábado, a psicopedagoga Claudia Zirbes. Neste minicurso, com duração de 8 horas (manhã e tarde), serão apresentadas estratégias práticas fundamentadas na compreensão dos aspectos sócio-cognitivos que impactam o comportamento e aprendizagem destes indivíduos.

   A formação ocorrerá no plenário da Câmara de Vereadores, com início às 8h. Serão trabalhados aspectos como: concepções atuais, funcionamento atípico – o porquê dos comportamentos observados; teorias cognitivas; transtorno do processamento sensorial; modelos de intervenção precoce; sistema de comunicação visual, dentre diversos outros previstos para esta atividade.

   O público-alvo do evento são professores, familiares, profissionais de apoio (mediadores), gestores escolares, profissionais e estudantes de Psicopedagogia, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional e demais interessados no tema.

   A Rede Municipal de Ensino de Palmeira das Missões irá se integrar ao público do evento. Serão convocadas representações de todas as escolas, sendo: equipe diretiva (diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico) e um professor representante de cada nível de ensino (educação infantil, anos iniciais e anos finais) de cada escola da rede. As fichas de inscrição estão disponíveis junto aos organizadores. Ao se inscrever, está sendo solicitada aos interessados a doação de 1kg de alimento não perecível.

   A palestrante, reconhecida eu seu segmento pelas palestras ministradas e obras publicadas, possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Possui pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2014) e atua em consultoria, capacitação e assessoria em Processos Inclusivos, com ênfase em Transtorno do Espectro Autista (TEA). É coordenadora da pós-graduação em TEA da Inclusão Eficiente nas Faculdades IPPEO, professora da pós-graduação em Educação Inclusiva da UniRitter Laureate International Universities e palestrante

   O Grupo Teama nasceu da necessidade de apoio, aprendizado e troca de experiências de mães, profissionais e amigos de autistas. Após uma palestra realizada em Panambi em setembro de 2017, desde então essas pessoas se conectaram e assim, em outubro de 2017, nasceu o TEAMA - Transtorno do Espectro Autista Mães e Amigos. Desde então o mesmo luta por inclusão e direitos iguais para os autistas de nossa região, uma vez que seus membros são de Palmeira das Missões, Panambi e outras cidades.

  • As inscrições serão realizadas através de fichas, que estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, dia 11, na Secretaria Municipal de Educação.

minicurso autismo

Notícias

  • Associação Palmeira Verde realizou coleta de resíduos recicláveis no 34º Carijo 24-06-2019

    A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde marcou presença na última edição do Carijo da Canção Gaúcha, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong. Durante os quatro dias do evento, os membros da Associação realizaram a coleta dos resíduos recicláveis, e a comunidade pôde acompanhar de perto como é realizada a separação dos resíduos. A iniciativa foi possível devido ao trabalho conjunto de diversas entidades.

    Leia mais: Associação Palmeira Verde realizou coleta de resíduos recicláveis no 34º Carijo

  • Produtores debatem novas normativas do leite em Palmeira das Missões 24-06-2019

    Reunião em Palmeira das Missões que debate as mudanças em normativas do leite trouxe na última quarta-feira (19), o secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios Darlan Palharini e demais especialistas na área. A iniciativa teve o objetivo de esclarecer dúvidas de produtores, indústrias e de prefeituras sobre a adequação às normas.

    Leia mais: Produtores debatem novas normativas do leite em Palmeira das Missões

  • Academia Palmeirense de Letras: comissão se reúne para elaborar Estatuto e Regimento Interno  18-06-2019

     A criação da Academia de Letras no município foi concretizada através da Lei N°5242. Desta forma, a comissão encarregada da criação e implantação desse projeto, se reuniu nesta segunda-feira (17), para iniciar a redação do Estatuto, Regimento Interno da APL e definição do edital para a seleção dos ocupantes das cadeiras, sendo o primeiro encontro de muitos que acontecerão semanalmente para desenvolver as referidas e demais pautas.

    Leia mais: Academia Palmeirense de Letras: comissão se reúne para elaborar Estatuto e Regimento Interno 

  • Palmeira das Missões recebe nova ambulância para o Samu 17-06-2019

    Uma nova viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entrará em operação em Palmeira das Missões nos próximos dias. Trata-se de uma Unidade de Suporte Básico (USB), que foi oficialmente recebida na tarde da última sexta-feira (14), na sede do Samu.

    Leia mais: Palmeira das Missões recebe nova ambulância para o Samu

  • Palmeira das Missões é finalista do Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública do Estado 12-06-2019

    A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) divulgou que Palmeira das Missões, através do projeto “Execução de Software de Gestão de Transporte Escolar”, está entre os finalistas da 3ª Edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal.

    Leia mais: Palmeira das Missões é finalista do Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública do Estado

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal