Grande público participa da 9ª Conferência Municipal de Saúde em Palmeira das Missões

   Com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, aconteceu nesta quarta-feira (10), a 9ª Conferência Municipal de Saúde no Anfiteatro do Centro Cultural Mozart Pereira Soares. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre representantes de usuários, trabalhadores e estudantes da área da saúde, prestadores de serviços, governo, convidados e ouvintes.

   A 9ª Conferência, que foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, reúne o poder público e a comunidade, para discutir diretrizes de políticas públicas em saúde na esfera municipal. O evento também é uma oportunidade para serem apresentados os resultados positivos desenvolvidos após as principais reivindicações da última conferência, ocorrida há quatro anos.

   Na solenidade de abertura, estiveram presentes alunos da Escola de Música e Arte do Rotary Club que entoaram o Hino Nacional e Rio-Grandense, além de autoridades do município, profissionais da área da saúde e representantes da comunidade. Entre eles o Vice-Prefeito Lúcio Borges, a Vereadora Karin Uchôa, representando o Poder Legislativo, o secretário de Saúde Paulo Roberto Fernandes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izaias Malheiros Costa e o administrador do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, Sérgio Blümke e o coordenador interino da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Guilherme Machado. 

 O Vice-Prefeito Lúcio Borges enfatizou que as Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, “por meio de eventos como esse é possível avaliar a situação da saúde do município e propor diretrizes para a formulação de uma melhor política nesta área, para que a população se sinta mais bem atendida pelo poder público”, salientou Lúcio.

  Ainda pela parte da manhã os painelistas, Paulo Roberto Fernandes, Izaias Malheiros, Sérgio Blümke, profa. Dra. Daniela Savi Geremia e prof. Dr. Fabiano Geremia discorreram sobre o tema desta edição e aspectos que norteiam o âmbito da saúde. De acordo com Paulo Roberto Fernandes, “esse evento tem como principal objetivo, que todos nós comecemos a pensar o Sistema Único de Saúde que temos e que queremos, mas, sobretudo, o que ainda temos que avançar”, afirmou o secretário.

   À tarde foram realizadas trabalhos de grupo, aprovação de propostas e moções, além de aprofundamento das discussões temáticas. As conclusões e reivindicações locais analisadas em conjunto são posteriormente apresentadas na esfera estadual e federal – que já debateu uma série de assuntos relacionados ao tema proposto. Além disso, os participantes elegeram os delegados que irão representar o município na etapa Estadual.

DSC 0432

DSC 0461

DSC 0444

DSC 0465

DSC 0444

Notícias

  • Dengue: Equipes de Saúde realizam bloqueios e orientações diretas à comunidade 18-04-2019

    Na última sexta-feira, 12 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o alerta epidemiológico, informando a comunidade acerca do primeiro caso confirmado de dengue no município. Na mesma data, antes da confirmação a Secretaria já estava reunida com equipes de atenção básica para discutir sobre o caso suspeito ainda em investigação. E durante a reunião foi recebida à constatação do diagnóstico.

    Leia mais: Dengue: Equipes de Saúde realizam bloqueios e orientações diretas à comunidade

  • Palestra sobre Nota Fiscal Gaúcha é realizada na Escola Municipal E.F.Dom João VI 17-04-2019

    Para promover ações que visem o exercício da cidadania, foi realizada uma palestra com os alunos e professores da Escola Municipal E.F.Dom João VI, na última quinta-feira (11), que abordou o tema Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, ministrada pela orientadora educacional Caciane Roso Werkhausen.

    Leia mais: Palestra sobre Nota Fiscal Gaúcha é realizada na Escola Municipal E.F.Dom João VI

  • Tem início a 7ª edição do Campeonato Interfirmas 17-04-2019

    Teve início na noite desta terça-feira, dia 16 de abril, o 7° Campeonato Regional Interfirmas, no Ginásio Crispim Miranda Filho. Que nesta edição contará com 41 equipes, nas categorias Livre Masculino, Veterano, Feminino e Sub-15. Os jogos acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, com entrada gratuita.

    Leia mais: Tem início a 7ª edição do Campeonato Interfirmas

  • Feira do Peixe Vivo: Abertura para a Semana Santa foi realizada nesta terça-feira 16-04-2019

    A tradicional Feira do Peixe Vivo que antecede a Semana da Páscoa foi aberta oficialmente nesta terça-feira (16), no Parque de Exposições Tealmo José Schardong. O evento é realizado pela Secretaria Agricultura e Pecuária em parceria com a Emater. Sendo uma oportunidade para moradores e visitantes comprarem pescado fresco e de qualidade direto dos criadores.

    Leia mais: Feira do Peixe Vivo: Abertura para a Semana Santa foi realizada nesta terça-feira

  • Implementação da Base Nacional Comum Curricular: Dia D movimenta rede municipal de ensino 15-04-2019

    Foi realizado no último dia 12 de abril o primeiro “Dia D” do ano letivo. A atividade foi parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos estados em 2018, a ação promoveu o começo da discussão para a construção dos documentos curriculares no território do município. Na rede municipal de ensino de Palmeira das...

    Leia mais: Implementação da Base Nacional Comum Curricular: Dia D movimenta rede municipal de ensino

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal