Implementação da Base Nacional Comum Curricular: Dia D movimenta rede municipal de ensino

   Foi realizado no último dia 12 de abril o primeiro “Dia D” do ano letivo. A atividade foi parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos estados em 2018, a ação promoveu o começo da discussão para a construção dos documentos curriculares no território do município. Na rede municipal de ensino de Palmeira das Missões e na Secretaria Municipal de Educação, o dia foi de bastante trabalho, com muitas discussões e reflexões a respeito do tema.

  Na prática, foi um momento para debates e a organização das escolas, com o enfoque em construir uma nova proposta de currículo a partir da BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Estiveram presentes equipes diretivas e professores de todos os níveis ofertados na rede: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

  O Dia D foi estruturado para permitir que os docentes possam refletir sobre a transformação que queremos para o Rio Grande do Sul por meio da educação. Este momento foi uma ocasião para que professores e gestores tivessem seu momento de formação a respeito da BNCC, a qual prevê que todos os estudantes, independente da rede em que estiverem matriculados, tenham o direito ao ensino considerando a igualdade, a diversidade e a equidade.

  O “Dia D” é uma iniciativa prevista no Regime de Colaboração estabelecido entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc RS), a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime RS) e o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe RS). Novos encontros serão realizados, no entanto, entre os "Dias D", outras ações e atividades serão efetivadas nas próprias escolas, com foco na construção do currículo do território.

DIA D 10

DIA D 4

DIA D 7

DIA D 8

Notícias

  • Associação Palmeira Verde realizou coleta de resíduos recicláveis no 34º Carijo 24-06-2019

    A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde marcou presença na última edição do Carijo da Canção Gaúcha, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong. Durante os quatro dias do evento, os membros da Associação realizaram a coleta dos resíduos recicláveis, e a comunidade pôde acompanhar de perto como é realizada a separação dos resíduos. A iniciativa foi possível devido ao trabalho conjunto de diversas entidades.

    Leia mais: Associação Palmeira Verde realizou coleta de resíduos recicláveis no 34º Carijo

  • Produtores debatem novas normativas do leite em Palmeira das Missões 24-06-2019

    Reunião em Palmeira das Missões que debate as mudanças em normativas do leite trouxe na última quarta-feira (19), o secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios Darlan Palharini e demais especialistas na área. A iniciativa teve o objetivo de esclarecer dúvidas de produtores, indústrias e de prefeituras sobre a adequação às normas.

    Leia mais: Produtores debatem novas normativas do leite em Palmeira das Missões

  • Academia Palmeirense de Letras: comissão se reúne para elaborar Estatuto e Regimento Interno  18-06-2019

     A criação da Academia de Letras no município foi concretizada através da Lei N°5242. Desta forma, a comissão encarregada da criação e implantação desse projeto, se reuniu nesta segunda-feira (17), para iniciar a redação do Estatuto, Regimento Interno da APL e definição do edital para a seleção dos ocupantes das cadeiras, sendo o primeiro encontro de muitos que acontecerão semanalmente para desenvolver as referidas e demais pautas.

    Leia mais: Academia Palmeirense de Letras: comissão se reúne para elaborar Estatuto e Regimento Interno 

  • Palmeira das Missões recebe nova ambulância para o Samu 17-06-2019

    Uma nova viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entrará em operação em Palmeira das Missões nos próximos dias. Trata-se de uma Unidade de Suporte Básico (USB), que foi oficialmente recebida na tarde da última sexta-feira (14), na sede do Samu.

    Leia mais: Palmeira das Missões recebe nova ambulância para o Samu

  • Palmeira das Missões é finalista do Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública do Estado 12-06-2019

    A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) divulgou que Palmeira das Missões, através do projeto “Execução de Software de Gestão de Transporte Escolar”, está entre os finalistas da 3ª Edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal.

    Leia mais: Palmeira das Missões é finalista do Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública do Estado

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal