Programação Casa de Cultura Lauro Pereira Soares

   A cada edição, a Casa de Cultura do Carijo da Canção Gaúcha homenageia uma personalidade de destaque no cenário local e regional, cuja trajetória pessoal e/ou profissional tenha relevância na história de Palmeira das Missões e do tradicionalismo gaúcho. Em 2019, o homenageado é Lauro Pereira Soares, que empresta seu nome a este espaço de convergência para muitas pessoas ligadas às mais diferentes expressões artísticas e culturais, com destaque para a música nativista. Montada ao lado dos pavilhões do Parque Municipal de Exposições Tealmo José Schardong, a Casa de Cultura apresenta seu homenageado:

  Lauro Pereira Soares nasceu em 13 de julho de 1930, na localidade de Rincão do São João, em Palmeira das Missões, onde viveu toda sua infância. Foi o 5° dos onze filhos de Manoel Pereira Soares e Manoela Rocha Soares. Concluiu o ensino primário somente quando estava no quartel, casando-se com Geny da Silva Soares em 1955, com quem teve 11 filhos. No ano de 1972, veio residir em Palmeira das Missões e, com uma visão inovadora para a época, foi um dos pioneiros na agricultura mecanizada.

Lauro Pereira Soares

  Seus familiares, oriundos de Passo do Ivaí, em Cruz Alta, fixaram residência em Palmeira das Missões nas proximidades da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato (Escola Agrícola), onde seu primo Mozart Pereira Soares morou por muitos anos. Posteriormente, seus avós Victalino Pereira Soares e Carolina Costa Soares fizeram uma permuta de terras com a família Martins, no Rincão do São João, devido à abundância de erva mate, cultura mantida durante todas as gerações, bem como cultura de subsistência.

Familiares Lauro Pereira Soares

Fotos: Arquivo Familiar

  Neste local, foi registrado o primeiro soque de erva-mate do município, de onde a erva-mate já processada era transportada para os municípios da fronteira, em um carro puxado a bois. Com inspiração nestas lembranças, Lauro Pereira Soares compôs sua primeira obra, intitulada “Carreteando”, apresentada no12° Carijo da Canção Gaúcha, no ano de1997. Hoje com 89 anos, possui oito composições gravadas em diferentes edições do Carijo e em outros festivais, como Canto dos Ervais e Festival de Cacequi, além de gravações com renomados músicos, dentre os quais Wilson Paim, Miguel Marques, Beto Caetano, Nilton Ferreira e Nenito Sarturi.

➡️ CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

23 de maio (quinta-feira)

09h - Início das atividades na Casa de Cultura

09h30min - Palestra sobre música nativista com jurados do Carijo

16h30min - Recepção aos cavalarianos da 17ª RT e chegada da Chama do Carijo;Abertura oficial e homenagem a Lauro Pereira Soares.

 

24 de maio (sexta-feira)

09h - Início das atividades na Casa de Cultura

09h30min - Reunião da Undime Rio Grande do Sul

14h - Atividades culturais a cargo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré e participação do DTG Sentinela dos Ervais

14h15min - Workshop “Turismo – Desenvolvimento econômico”.

Case de sucesso – município de Ibirubá.

15h30min - Palestra com a historiadora Marcia Cristina Borges da Silva. Tema – “Mulher gaúcha – 70 anos de inclusão no Tradicionalismo Gaúcho organizado”

 

25 de maio (sábado)

09h - Início das atividades na Casa de Cultura

09h30min - Palestra sobre música nativista com jurados do Carijo e lançamentos de livros de escritores locais e regionais

14h - Assembleia Geral da Aeplam

15h - Palestra com Dr. Guilherme Ardenghi

Tema – “Benefícios do chimarrão e polifenóis para o coração”

16h30min - Café com a imprensa (parceria com Escola Agrícola e Emater)

 

26 de maio (domingo)

09h - Início das atividades na Casa de Cultura

Recepção e credenciamento do Carijinho

09h30min - Oficina de música com Willian Varella

Atividades permanentes na Casa de Cultura

- Jirau do Carijo e monjolo;

- Chimarródromo no Bolicho da Erva-Mate;

- Cancheamento manual de erva-mate e soque em pilões (Ibramate);

- Exposição de artes visuais com artistas locais;

- Presenças dos departamentos culturais e artísticos dos CTGs Galpão da Boa Vontade, 35 CTG e Sinuelo da Querência;

- Exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto;

- Visita de estudantes e professores do município de Derrubadas.

 

Observação: devido a questões de logística, esta programação poderá sofrer alterações.

Apoio: EMATER e Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato.

Coordenação Geral: Secretaria Municipal de Educação

Notícias

  • Encontro entre SMAS e CMI trata de proposta para criação do Fundo Municipal do Idoso 16-07-2019

    A Secretaria de Assistência Social, através do secretário e vice-prefeito, Lúcio Borges e a direção do Conselho Municipal do Idoso representado pela presidente Silvia Elena Vianini Goulart e a vice-presidente Isabel Velasques Stoelben, realizaram uma reunião na manhã desta terça-feira (16), onde foram tratadas questões referentes à criação do Fundo Municipal do Idoso.

    Leia mais: Encontro entre SMAS e CMI trata de proposta para criação do Fundo Municipal do Idoso

  • Palmeira das Missões sediou Fórum da Undime RS 12-07-2019

    Servidores da Secretaria de Educação de Palmeira das Missões e de outros 30 municípios da região participaram, nesta sexta-feira (12), do segundo de uma série de seis Fóruns Regionais que serão efetuados ao longo do ano. O evento, realizado no anfiteatro do Centro Cultura Mozart Pereira Soares, foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime RS. Com o objetivo de aproximar a associação dos municípios gaúchos, proporcionando a formação das equipes das Secretarias...

    Leia mais: Palmeira das Missões sediou Fórum da Undime RS

  • Administração empossa nova contadora para seu quadro funcional 11-07-2019

    Com o objetivo de qualificar ainda mais o quadro permanente de servidores, a nova contadora do município assinou o termo de posse, na manhã desta quinta-feira (11). Aprovada no Concurso Público Edital Nº 001/2019 realizado em Palmeira das Missões, Fabiana Marguti assumiu efetivamente o novo posto e passa a integrar a equipe de contadores da Prefeitura.

    Leia mais: Administração empossa nova contadora para seu quadro funcional

  • Atividade de vigilância alimentar e nutricional é realizada com equipes das estratégias de saúde da família (ESF) do município 09-07-2019

    A estagiária Diégeles Brum do curso de Nutrição da UFSM/PM, sob supervisão da nutricionista do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), Ângela Dahmer e orientação da professora Adriane Cervi Blümke, realizou nos dias 26 de junho e 03 de julho a Primeira Capacitação sobre Técnicas de Aferição Antropométrica com as equipes de saúde das ESFs, IX e X (Funhpan) e ESF V (Mutirão), respectivamente.

    Leia mais: Atividade de vigilância alimentar e nutricional é realizada com equipes das estratégias de saúde da família (ESF) do município

  •  Presidente da Famurs, Eduardo Freire e prefeitos (as) defendem inclusão do Estado e municípios na Reforma da Previdência em Brasília 09-07-2019

    No último domingo (7) o prefeito e novo presidente da Famurs, Eduardo Freire concedeu uma entrevista à Rádio Gaúcha no programa do jornalista Cláudio Brito. E explanou sobre pautas importantes como a inclusão dos municípios na Reforma da Previdência, pacto Federativo e ida da Famurs para Brasília nesta semana.

    Leia mais:  Presidente da Famurs, Eduardo Freire e prefeitos (as) defendem inclusão do Estado e municípios na Reforma da Previdência em Brasília

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal