iptu2020

 

voluntario

Programação Casa de Cultura Lauro Pereira Soares

   A cada edição, a Casa de Cultura do Carijo da Canção Gaúcha homenageia uma personalidade de destaque no cenário local e regional, cuja trajetória pessoal e/ou profissional tenha relevância na história de Palmeira das Missões e do tradicionalismo gaúcho. Em 2019, o homenageado é Lauro Pereira Soares, que empresta seu nome a este espaço de convergência para muitas pessoas ligadas às mais diferentes expressões artísticas e culturais, com destaque para a música nativista. Montada ao lado dos pavilhões do Parque Municipal de Exposições Tealmo José Schardong, a Casa de Cultura apresenta seu homenageado:

  Lauro Pereira Soares nasceu em 13 de julho de 1930, na localidade de Rincão do São João, em Palmeira das Missões, onde viveu toda sua infância. Foi o 5° dos onze filhos de Manoel Pereira Soares e Manoela Rocha Soares. Concluiu o ensino primário somente quando estava no quartel, casando-se com Geny da Silva Soares em 1955, com quem teve 11 filhos. No ano de 1972, veio residir em Palmeira das Missões e, com uma visão inovadora para a época, foi um dos pioneiros na agricultura mecanizada.

Lauro Pereira Soares

  Seus familiares, oriundos de Passo do Ivaí, em Cruz Alta, fixaram residência em Palmeira das Missões nas proximidades da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato (Escola Agrícola), onde seu primo Mozart Pereira Soares morou por muitos anos. Posteriormente, seus avós Victalino Pereira Soares e Carolina Costa Soares fizeram uma permuta de terras com a família Martins, no Rincão do São João, devido à abundância de erva mate, cultura mantida durante todas as gerações, bem como cultura de subsistência.

Familiares Lauro Pereira Soares

Fotos: Arquivo Familiar

  Neste local, foi registrado o primeiro soque de erva-mate do município, de onde a erva-mate já processada era transportada para os municípios da fronteira, em um carro puxado a bois. Com inspiração nestas lembranças, Lauro Pereira Soares compôs sua primeira obra, intitulada “Carreteando”, apresentada no12° Carijo da Canção Gaúcha, no ano de1997. Hoje com 89 anos, possui oito composições gravadas em diferentes edições do Carijo e em outros festivais, como Canto dos Ervais e Festival de Cacequi, além de gravações com renomados músicos, dentre os quais Wilson Paim, Miguel Marques, Beto Caetano, Nilton Ferreira e Nenito Sarturi.

➡️ CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

23 de maio (quinta-feira)

09h - Início das atividades na Casa de Cultura

09h30min - Palestra sobre música nativista com jurados do Carijo

16h30min - Recepção aos cavalarianos da 17ª RT e chegada da Chama do Carijo;Abertura oficial e homenagem a Lauro Pereira Soares.

 

24 de maio (sexta-feira)

09h - Início das atividades na Casa de Cultura

09h30min - Reunião da Undime Rio Grande do Sul

14h - Atividades culturais a cargo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré e participação do DTG Sentinela dos Ervais

14h15min - Workshop “Turismo – Desenvolvimento econômico”.

Case de sucesso – município de Ibirubá.

15h30min - Palestra com a historiadora Marcia Cristina Borges da Silva. Tema – “Mulher gaúcha – 70 anos de inclusão no Tradicionalismo Gaúcho organizado”

 

25 de maio (sábado)

09h - Início das atividades na Casa de Cultura

09h30min - Palestra sobre música nativista com jurados do Carijo e lançamentos de livros de escritores locais e regionais

14h - Assembleia Geral da Aeplam

15h - Palestra com Dr. Guilherme Ardenghi

Tema – “Benefícios do chimarrão e polifenóis para o coração”

16h30min - Café com a imprensa (parceria com Escola Agrícola e Emater)

 

26 de maio (domingo)

09h - Início das atividades na Casa de Cultura

Recepção e credenciamento do Carijinho

09h30min - Oficina de música com Willian Varella

Atividades permanentes na Casa de Cultura

- Jirau do Carijo e monjolo;

- Chimarródromo no Bolicho da Erva-Mate;

- Cancheamento manual de erva-mate e soque em pilões (Ibramate);

- Exposição de artes visuais com artistas locais;

- Presenças dos departamentos culturais e artísticos dos CTGs Galpão da Boa Vontade, 35 CTG e Sinuelo da Querência;

- Exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto;

- Visita de estudantes e professores do município de Derrubadas.

 

Observação: devido a questões de logística, esta programação poderá sofrer alterações.

Apoio: EMATER e Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato.

Coordenação Geral: Secretaria Municipal de Educação

Notícias

  • Veja ações do município no combate ao coronavírus 26-05-2020

    Desde o surgimento do novo coronavírus, a Administração Municipal tomou uma série de ações para diminuir o impacto da doença na população palmeirense.

    Leia mais: Veja ações do município no combate ao coronavírus

  • Fique atento aos prazos das ações em andamento promovidas pela DPET 21-05-2020

    A Divisão de Promoção e Educação Tributária – DPET alerta para o prazo de participação nas atividades de Educação Fiscal em andamento que oferecem a possibilidade de pontuação no PIT deste semestre. O I Seminário Virtual de Educação Fiscal da DPET encerra no próximo dia 30 deste mês. Já a atividade de sensibilização à distância e o concurso “Professores pensam a transversalidade na Educação Fiscal” estão abertos para participação até o dia 30 de junho, considerando que o prazo do concurso foi...

    Leia mais: Fique atento aos prazos das ações em andamento promovidas pela DPET

  • Central de Doações iniciou as atividades nesta quarta-feira 21-05-2020

    A prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social abriu nesta quarta-feira (20), a Central de Doações, com o slogan “Doar para Multiplicar, Fazer o Bem Sem Olhar a Quem”. O vice-prefeito Lúcio Borges e a secretária da SMAS, Neli Brizolla, deram início às atividades no local nesta manhã. A abertura da Central marca o lançamento da Campanha do Agasalho 2020 que, a partir de agora, passará a ter caráter permanente.

    Leia mais: Central de Doações iniciou as atividades nesta quarta-feira

  • Municípios pertencentes à região da AMZOP farão testes para Covid-19 na UFSM/PM 11-05-2020

    Na manhã desta segunda-feira (11), representantes da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões, Consórcio de Saúde Intermunicipal (Consim) e Centro de Operações Emergenciais (COE), reuniram-se para viabilizar a realização dos testes para Covid-19 (Coronavírus) na região de abrangência da Amzop.

    Leia mais: Municípios pertencentes à região da AMZOP farão testes para Covid-19 na UFSM/PM

  • Prefeitura instala cadeiras para organizar fila de atendimento na Caixa 07-05-2020

     Os beneficiários que procuraram atendimento para receber o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal na manhã desta quinta-feira (7), encontraram cadeiras na lateral da agência da Caixa Econômica Federal no município.

    Leia mais: Prefeitura instala cadeiras para organizar fila de atendimento na Caixa

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal