Integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural tomam posse

O ato foi realizado no gabinete do prefeito com titulares e suplentes do conselho, que é formado por representantes da Sociedade Civil e do Poder Público

     A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou, na manhã desta segunda-feira (10), a posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Culturais. A solenidade para entrega oficial dos certificados e admissão foi realizada no gabinete do prefeito Eduardo Russomano Freire.

    O conselho é composto por 15 conselheiros titulares e 15 suplentes, além de 3 membros da comissão diretiva, distribuídos em 15 diferentes segmentos, os quais são representantes da Sociedade Civil e do Poder Público que, voluntariamente, terão a missão de discutir propostas em prol da cultura em Palmeira das Missões.

   Na ocasião, a presidente do Conselho de Políticas Culturais do município, Adriana Bagatini, destacou que este é um momento muito especial para oficializar o início dos trabalhos do Conselho após longo processo de implantação iniciado no mês de fevereiro com os Encontros Municipais e encaminhamento do projeto para a Câmara de Vereadores. Ressaltou ser uma das metas da Administração Municipal e que finalmente agora em um cenário propício a nível municipal, regional e estadual, o Conselho será colocado em prática. “Temos aqui grandes profissionais em diversas linguagens artísticas que estão realmente dispostos a doar se pelo desenvolvimento da cultura local”, afirmou.

   De acordo com o prefeito Eduardo Russomano Freire, a administração através da SMCT também irá trabalhar para contribuir com a qualificação do Conselho de Políticas Culturais, através dos conselheiros empossados, que somarão ao trabalho do poder público e assim tornar possível a realização de novos projetos culturais no município.

CMPC

    Com caráter consultivo, normativo, deliberativo e permanente, o Conselho é vinculado ao Sistema Nacional de Cultura, institucionalizando a relação entre a gestão municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Entre as atribuições do conselho está a participação na formulação, elaboração e o acompanhamento da política cultural do município. Projeto aprovado na Câmara Municipal de Vereadores, lei n° 5.281 de 27 de março de 2019.

    A Comissão Diretiva do Conselho, composta pela Presidente Adriana, Vice- presidente João Tadeu Soares e pelo Secretário Geral Professor João Souza que também é membro titular do segmento dança, acharam importante dar espaço para os representantes da sociedade civil, que fizeram os seus pronunciamentos demonstrando grande interesse em usar dos seus conhecimentos e habilidades para desenvolver um trabalho que contribua para a cultura, arte, memória e patrimônio cultural.

Confira os segmentos e instituições que compõe o conselho:

Poder Público: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empregos, Secretaria Municipal de Assistência Social.

Sociedade Civil: Setorial Livro e Literatura, Setorial do Artesanato, Artes Plásticas e Artes Visuais, Setorial do Audiovisual e Arte digital, Setorial das Artes Cênicas, Setorial da Música, Setorial da Dança,

Setorial de Produtores, Associações e Instituições Culturais, Setorial de Cultura Popular, Patrimônio Cultural, Acervos e Memória.

 

DSC_1236 - Cópia.JPG

DSC_1235 - Cópia.JPG

Fale com o Conselho através dos seguintes canais:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram: Conselho Cultura PM

WhatsApp: (55) 98439 1649

Notícias

  • Associação Palmeira Verde realizou coleta de resíduos recicláveis no 34º Carijo 24-06-2019

    A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde marcou presença na última edição do Carijo da Canção Gaúcha, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong. Durante os quatro dias do evento, os membros da Associação realizaram a coleta dos resíduos recicláveis, e a comunidade pôde acompanhar de perto como é realizada a separação dos resíduos. A iniciativa foi possível devido ao trabalho conjunto de diversas entidades.

    Leia mais: Associação Palmeira Verde realizou coleta de resíduos recicláveis no 34º Carijo

  • Produtores debatem novas normativas do leite em Palmeira das Missões 24-06-2019

    Reunião em Palmeira das Missões que debate as mudanças em normativas do leite trouxe na última quarta-feira (19), o secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios Darlan Palharini e demais especialistas na área. A iniciativa teve o objetivo de esclarecer dúvidas de produtores, indústrias e de prefeituras sobre a adequação às normas.

    Leia mais: Produtores debatem novas normativas do leite em Palmeira das Missões

  • Academia Palmeirense de Letras: comissão se reúne para elaborar Estatuto e Regimento Interno  18-06-2019

     A criação da Academia de Letras no município foi concretizada através da Lei N°5242. Desta forma, a comissão encarregada da criação e implantação desse projeto, se reuniu nesta segunda-feira (17), para iniciar a redação do Estatuto, Regimento Interno da APL e definição do edital para a seleção dos ocupantes das cadeiras, sendo o primeiro encontro de muitos que acontecerão semanalmente para desenvolver as referidas e demais pautas.

    Leia mais: Academia Palmeirense de Letras: comissão se reúne para elaborar Estatuto e Regimento Interno 

  • Palmeira das Missões recebe nova ambulância para o Samu 17-06-2019

    Uma nova viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entrará em operação em Palmeira das Missões nos próximos dias. Trata-se de uma Unidade de Suporte Básico (USB), que foi oficialmente recebida na tarde da última sexta-feira (14), na sede do Samu.

    Leia mais: Palmeira das Missões recebe nova ambulância para o Samu

  • Palmeira das Missões é finalista do Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública do Estado 12-06-2019

    A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) divulgou que Palmeira das Missões, através do projeto “Execução de Software de Gestão de Transporte Escolar”, está entre os finalistas da 3ª Edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal.

    Leia mais: Palmeira das Missões é finalista do Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública do Estado

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal