Palmeira das Missões recebe nova ambulância para o Samu

 Ato de entrega aconteceu na última sexta-feira, 14; veículo vem para atender demanda e auxiliar na qualidade do serviço das equipes e no atendimento aos cidadãos

    Uma nova viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)  entrará em operação em Palmeira das Missões nos próximos dias. Trata-se de uma Unidade de Suporte Básico (USB), que foi oficialmente recebida na tarde da última sexta-feira (14), na sede do Samu.

    A chave do veículo foi entregue pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ao secretário municipal da Saúde Paulo Fernandes e a coordenadora do serviço SAMU e enfermeira Mariana Koprovski Suzano, no dia 27 de maio na cidade de Sorocaba/SP, e entrará em funcionamento no município, assim que houver a finalização dos trâmites legais do emplacamento. De acordo com o secretário, ao adquirir a nova ambulância, a rede de urgência ganha um reforço na qualidade dos serviços prestados. “Viemos trabalhando há muito tempo na melhoria de condições de trabalho para a equipe, esse é um fator principal da gestão, equipamentos melhores resultam na realização de atividades cada vez mais efetivas” ressaltou Paulo Fernandes.

   A ambulância foi adquirida por meio da renovação da frota, uma vez que para substituir os veículos são considerados critérios como o tempo de uso e funcionamento regularizado do serviço. Toda a frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização poderá ser trocada, de acordo com o governo federal.

   Na solenidade de entrega estiveram presentes o prefeito Eduardo Russomano Freire, o secretário de Saúde Paulo Fernandes, coordenadores do SAMU do Estado (Andrea Pinheiro, da enfermagem; Jimmy Herrera, dos médicos; e Tatiana Lima, do NEU), o presidente do Legislativo Fernando Vilande, o vereador Marcelo Saggin, o secretário da Administração Miguel Curry, o diretor do Hospital de Caridade Sérgio Blumk, o administrador do CONSIM Vergilio Casani, além da coordenadora de enfermagem da base SAMU Palmeira das Missões Mariana Koprovski Suzano, o coordenador médico da base do SAMU Hamilton Salaberry e demais servidores.

DSC_1203 - Cópia.JPG

Capacitação SAMU

   Além disso, pela parte da manhã, foi realizado no auditório do Campus da UFSM/PM o segundo dia de Capacitação, a qual é destinada para enfermeiros e técnicos em enfermagem do SAMU de toda a região. No total serão 200 horas de curso, destas, 120 serão atividades teóricas e 80 de atividades práticas. As aulas devem acontecer duas vezes na semana.

capacitação SAMU 200hrs.png

  A equipe do Samu de Palmeira das Missões é composta por 34 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos e condutores. E disponibiliza uma ambulância de suporte avançado, que atende toda a região, além de realizar transporte; uma incubadora para transporte neonatal; uma ambulância de suporte básico; uma ambulância de reserva técnica e uma motolância.

DSC_1221.JPG

SAMU 192 

   O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

  O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

Notícias

  • Encontro entre SMAS e CMI trata de proposta para criação do Fundo Municipal do Idoso 16-07-2019

    A Secretaria de Assistência Social, através do secretário e vice-prefeito, Lúcio Borges e a direção do Conselho Municipal do Idoso representado pela presidente Silvia Elena Vianini Goulart e a vice-presidente Isabel Velasques Stoelben, realizaram uma reunião na manhã desta terça-feira (16), onde foram tratadas questões referentes à criação do Fundo Municipal do Idoso.

    Leia mais: Encontro entre SMAS e CMI trata de proposta para criação do Fundo Municipal do Idoso

  • Palmeira das Missões sediou Fórum da Undime RS 12-07-2019

    Servidores da Secretaria de Educação de Palmeira das Missões e de outros 30 municípios da região participaram, nesta sexta-feira (12), do segundo de uma série de seis Fóruns Regionais que serão efetuados ao longo do ano. O evento, realizado no anfiteatro do Centro Cultura Mozart Pereira Soares, foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime RS. Com o objetivo de aproximar a associação dos municípios gaúchos, proporcionando a formação das equipes das Secretarias...

    Leia mais: Palmeira das Missões sediou Fórum da Undime RS

  • Administração empossa nova contadora para seu quadro funcional 11-07-2019

    Com o objetivo de qualificar ainda mais o quadro permanente de servidores, a nova contadora do município assinou o termo de posse, na manhã desta quinta-feira (11). Aprovada no Concurso Público Edital Nº 001/2019 realizado em Palmeira das Missões, Fabiana Marguti assumiu efetivamente o novo posto e passa a integrar a equipe de contadores da Prefeitura.

    Leia mais: Administração empossa nova contadora para seu quadro funcional

  • Atividade de vigilância alimentar e nutricional é realizada com equipes das estratégias de saúde da família (ESF) do município 09-07-2019

    A estagiária Diégeles Brum do curso de Nutrição da UFSM/PM, sob supervisão da nutricionista do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), Ângela Dahmer e orientação da professora Adriane Cervi Blümke, realizou nos dias 26 de junho e 03 de julho a Primeira Capacitação sobre Técnicas de Aferição Antropométrica com as equipes de saúde das ESFs, IX e X (Funhpan) e ESF V (Mutirão), respectivamente.

    Leia mais: Atividade de vigilância alimentar e nutricional é realizada com equipes das estratégias de saúde da família (ESF) do município

  •  Presidente da Famurs, Eduardo Freire e prefeitos (as) defendem inclusão do Estado e municípios na Reforma da Previdência em Brasília 09-07-2019

    No último domingo (7) o prefeito e novo presidente da Famurs, Eduardo Freire concedeu uma entrevista à Rádio Gaúcha no programa do jornalista Cláudio Brito. E explanou sobre pautas importantes como a inclusão dos municípios na Reforma da Previdência, pacto Federativo e ida da Famurs para Brasília nesta semana.

    Leia mais:  Presidente da Famurs, Eduardo Freire e prefeitos (as) defendem inclusão do Estado e municípios na Reforma da Previdência em Brasília

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal