Palmeira das Missões recebe nova ambulância para o Samu

 Ato de entrega aconteceu na última sexta-feira, 14; veículo vem para atender demanda e auxiliar na qualidade do serviço das equipes e no atendimento aos cidadãos

    Uma nova viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)  entrará em operação em Palmeira das Missões nos próximos dias. Trata-se de uma Unidade de Suporte Básico (USB), que foi oficialmente recebida na tarde da última sexta-feira (14), na sede do Samu.

    A chave do veículo foi entregue pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ao secretário municipal da Saúde Paulo Fernandes e a coordenadora do serviço SAMU e enfermeira Mariana Koprovski Suzano, no dia 27 de maio na cidade de Sorocaba/SP, e entrará em funcionamento no município, assim que houver a finalização dos trâmites legais do emplacamento. De acordo com o secretário, ao adquirir a nova ambulância, a rede de urgência ganha um reforço na qualidade dos serviços prestados. “Viemos trabalhando há muito tempo na melhoria de condições de trabalho para a equipe, esse é um fator principal da gestão, equipamentos melhores resultam na realização de atividades cada vez mais efetivas” ressaltou Paulo Fernandes.

   A ambulância foi adquirida por meio da renovação da frota, uma vez que para substituir os veículos são considerados critérios como o tempo de uso e funcionamento regularizado do serviço. Toda a frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização poderá ser trocada, de acordo com o governo federal.

   Na solenidade de entrega estiveram presentes o prefeito Eduardo Russomano Freire, o secretário de Saúde Paulo Fernandes, coordenadores do SAMU do Estado (Andrea Pinheiro, da enfermagem; Jimmy Herrera, dos médicos; e Tatiana Lima, do NEU), o presidente do Legislativo Fernando Vilande, o vereador Marcelo Saggin, o secretário da Administração Miguel Curry, o diretor do Hospital de Caridade Sérgio Blumk, o administrador do CONSIM Vergilio Casani, além da coordenadora de enfermagem da base SAMU Palmeira das Missões Mariana Koprovski Suzano, o coordenador médico da base do SAMU Hamilton Salaberry e demais servidores.

DSC_1203 - Cópia.JPG

Capacitação SAMU

   Além disso, pela parte da manhã, foi realizado no auditório do Campus da UFSM/PM o segundo dia de Capacitação, a qual é destinada para enfermeiros e técnicos em enfermagem do SAMU de toda a região. No total serão 200 horas de curso, destas, 120 serão atividades teóricas e 80 de atividades práticas. As aulas devem acontecer duas vezes na semana.

capacitação SAMU 200hrs.png

  A equipe do Samu de Palmeira das Missões é composta por 34 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos e condutores. E disponibiliza uma ambulância de suporte avançado, que atende toda a região, além de realizar transporte; uma incubadora para transporte neonatal; uma ambulância de suporte básico; uma ambulância de reserva técnica e uma motolância.

DSC_1221.JPG

SAMU 192 

   O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

  O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

Notícias

  • OAB/RS promoveu evento que trouxe palestra de Maria da Penha 17-10-2019

    A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB Rio Grande do Sul promoveu uma roda de diálogo, que contou com a presença de Maria da Penha, símbolo do combate à violência contra a mulher no país, nesta terça-feira (15), no auditório da Ordem em Porto Alegre. O evento teve como objetivo promover o debate sobre o avanço da Lei – que completou 13 anos no mês de agosto, e os pontos que ainda é necessário evoluir. A coordenadora municipal das Políticas Públicas para as Mulheres de Palmeira das Missões, Sara...

    Leia mais: OAB/RS promoveu evento que trouxe palestra de Maria da Penha

  • Inscrições de eventos no Calendário Oficial vão até dia 28 de novembro 17-10-2019

     A Administração Pública Municipal de Palmeira das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem como uma de suas prioridades organizar e dar visibilidade às diversas ações culturais, artísticas, educacionais e de serviços do município, potencializando o setor de eventos e propiciando uma alternativa de atrativo turístico em âmbito regional.

    Leia mais: Inscrições de eventos no Calendário Oficial vão até dia 28 de novembro

  • Prefeitura (re)publica edital de licitação para contratação de empresa de fiscalização e gerenciamento das obras do HPR 16-10-2019

    Com o objetivo de atender à lei federal nº 8.666/93 a Prefeitura de Palmeira das Missões, por meio da Comissão Especial de Licitações nomeada sob Portaria nº 237/2019, republicou o edital de concorrência nº 072/2019. Através desta licitação, o Município irá contratar uma empresa para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia consultiva, para gerenciamento e fiscalização técnica das obras relativas à construção do HPR – Hospital Público Regional.

    Leia mais: Prefeitura (re)publica edital de licitação para contratação de empresa de fiscalização e gerenciamento das obras do HPR

  • Cadastro de entidades no Conselho Municipal da Pessoa Idosa 16-10-2019

      O Conselho Municipal do Idoso de Palmeira das Missões que atua na defesa dos direitos e da proteção da pessoa idosa convoca as entidades que executam alguma atividade com idosos a fazer o cadastro,  sendo esta uma de suas atribuições conforme estabelecido no Artigo 47 do Estatuto do Idoso, Lei 10741/2003.

    Leia mais: Cadastro de entidades no Conselho Municipal da Pessoa Idosa

  • Semana inicia com atividades de recreação para crianças das escolas municipais 15-10-2019

    Na tarde desta segunda-feira, 14, centenas de pequenos alunos oriundos das escolas municipais de Palmeira das Missões foram recebidos no Parque de Exposições, onde ocorreu um projeto de recreação e lazer em homenagem ao Dia das Crianças. Através de mais uma parceria com o Sesc, foram disponibilizados nos pavilhões do Parque de Exposições vários brinquedos infláveis, que foram muito concorridos durante toda a programação, garantindo momentos de alegria e descontração aos participantes.

    Leia mais: Semana inicia com atividades de recreação para crianças das escolas municipais

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal