Academia Palmeirense de Letras: comissão se reúne para elaborar Estatuto e Regimento Interno da APL

 Academia Palmeirense de Letras nasce com o intuito de trabalhar no incentivo à divulgação e produção literária no município

    A criação da Academia de Letras no município foi concretizada através da Lei N°5242. Desta forma, a comissão encarregada da implantação desse projeto, se reuniu nesta segunda-feira (17), para iniciar a redação do Estatuto, Regimento Interno da APL e definição do edital para a seleção dos ocupantes das cadeiras, sendo o primeiro encontro de muitos que acontecerão semanalmente para desenvolver as referidas e demais pautas.

   A comissão da APL é composta por Karin Uchôa, representando a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Turismo e Desporto da Câmara de Vereadores; Adriana Bagatini, representando a Secretaria Municipal de Cultura; Carla Aires, representando a 20ª Coordenadoria Regional de Educação; Maria de Lourdes Ribeiro da Silva representando a Unopar; João Souza representando a Secretaria Municipal de Educação; Luciano Branchier representando a Uninter; Charlene Trindade representando a UFSM/PM e Claudio Mineiro, autor do projeto.

  A Academia Municipal será formada por 15 membros efetivos e perpétuos, dos quais, no mínimo, 12 residentes de Palmeira das Missões e até 03 membros correspondentes. Além disso, só poderão ser integrantes ativos da APL aqueles que tenham, em qualquer dos gêneros literário e histórico, publicado obras que foram reconhecidas por sua relevância, seja revelando sentimentos universais ou recordando memórias locais.

   Criada aos moldes da Academia Brasileira de Letras, a Academia Municipal está sendo desenvolvida com o objetivo de estimular a cultura, o civismo e as artes, fomentar pesquisas que assegurem o fortalecimento e a expansão da tradição palmeirense e gaúcha, congregar cidadãos das áreas de letras e história, nascidos do município com a finalidade de propagar a literatura do estado e país, bem como a história e memória local, além de proporcionar o intercâmbio cultural com entidades congêneres, no âmbito municipal, estadual e nacional. 

WhatsApp Image 2019-06-17 at 19.02.15.jpeg

Notícias

  • OAB/RS promoveu evento que trouxe palestra de Maria da Penha 17-10-2019

    A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB Rio Grande do Sul promoveu uma roda de diálogo, que contou com a presença de Maria da Penha, símbolo do combate à violência contra a mulher no país, nesta terça-feira (15), no auditório da Ordem em Porto Alegre. O evento teve como objetivo promover o debate sobre o avanço da Lei – que completou 13 anos no mês de agosto, e os pontos que ainda é necessário evoluir. A coordenadora municipal das Políticas Públicas para as Mulheres de Palmeira das Missões, Sara...

    Leia mais: OAB/RS promoveu evento que trouxe palestra de Maria da Penha

  • Inscrições de eventos no Calendário Oficial vão até dia 28 de novembro 17-10-2019

     A Administração Pública Municipal de Palmeira das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem como uma de suas prioridades organizar e dar visibilidade às diversas ações culturais, artísticas, educacionais e de serviços do município, potencializando o setor de eventos e propiciando uma alternativa de atrativo turístico em âmbito regional.

    Leia mais: Inscrições de eventos no Calendário Oficial vão até dia 28 de novembro

  • Prefeitura (re)publica edital de licitação para contratação de empresa de fiscalização e gerenciamento das obras do HPR 16-10-2019

    Com o objetivo de atender à lei federal nº 8.666/93 a Prefeitura de Palmeira das Missões, por meio da Comissão Especial de Licitações nomeada sob Portaria nº 237/2019, republicou o edital de concorrência nº 072/2019. Através desta licitação, o Município irá contratar uma empresa para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia consultiva, para gerenciamento e fiscalização técnica das obras relativas à construção do HPR – Hospital Público Regional.

    Leia mais: Prefeitura (re)publica edital de licitação para contratação de empresa de fiscalização e gerenciamento das obras do HPR

  • Cadastro de entidades no Conselho Municipal da Pessoa Idosa 16-10-2019

      O Conselho Municipal do Idoso de Palmeira das Missões que atua na defesa dos direitos e da proteção da pessoa idosa convoca as entidades que executam alguma atividade com idosos a fazer o cadastro,  sendo esta uma de suas atribuições conforme estabelecido no Artigo 47 do Estatuto do Idoso, Lei 10741/2003.

    Leia mais: Cadastro de entidades no Conselho Municipal da Pessoa Idosa

  • Semana inicia com atividades de recreação para crianças das escolas municipais 15-10-2019

    Na tarde desta segunda-feira, 14, centenas de pequenos alunos oriundos das escolas municipais de Palmeira das Missões foram recebidos no Parque de Exposições, onde ocorreu um projeto de recreação e lazer em homenagem ao Dia das Crianças. Através de mais uma parceria com o Sesc, foram disponibilizados nos pavilhões do Parque de Exposições vários brinquedos infláveis, que foram muito concorridos durante toda a programação, garantindo momentos de alegria e descontração aos participantes.

    Leia mais: Semana inicia com atividades de recreação para crianças das escolas municipais

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal