Produtores debatem novas normativas do leite em Palmeira das Missões

O encontro reuniu produtores e tratou das principais mudanças promovidas pelas novas regras, que substituem a antiga normativa (IN 62)

   Reunião em Palmeira das Missões que debate as mudanças em normativas do leite trouxe na última quarta-feira (19), o secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios Darlan Palharini e demais especialistas na área. A iniciativa teve o objetivo de esclarecer dúvidas de produtores, indústrias e de prefeituras sobre a adequação às normas.

   O encontro, que ocorreu no auditório da UFSM/PM e percorre todo o Estado, discutiu as Instruções Normativas 76 e 77 que entraram em vigor no último dia 30 de maio, alterando a forma de produção, coleta e armazenagem do leite cru.

   Para o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Darlan Palharini, é essencial que o setor lácteo saiba que as INs vieram para, acima de tudo, qualificar o produto. Palharini, que abriu o encontro, falou também sobre o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e exemplificou os casos em que o produtor poderá ser indenizado pelo fundo, ressaltando a importância da contribuição. ”Atualmente, o leite é a cadeia produtiva que mais arrecada para o Fundesa”, conta.

   A médica veterinária do Mapa Milene Cé sinalizou que as INs 76 e 77 se complementam e lembrou que de nada vale o leite sair da propriedade com qualidade se a mesma for perdida durante o transporte até a plataforma. “As normas preveem uma coleta mensal do silo das empresas para verificar a contagem bacteriana e a temperatura”, afirmou. A interrupção das coletas poderá ocorrer após três meses consecutivos de resultados da média geométrica de três meses fora do padrão.

   Sobre o programa Mais Leite Saudável, que possui mais de 30 mil produtores beneficiados, e o Plano de Qualificação de Fornecedores, previsto na Instrução Normativa 77, falou o médico veterinário do Mapa Roberto Lucena. Ele explicou a respeito da assistência técnica e gerencial, educação sanitária, melhoramento genético esclareceu sobre o que fazer para que os padrões exigidos sejam atendidos. Além disso, a médica veterinária da Secretaria de Agricultura do Estado, Karla Pivato apresentou os principais pontos da Lei do Leite. 

   O evento, que foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empregos, incluiu palestras sobre a Lei do Leite, aspectos de inspeção do leite que se modificam a partir das normativas e sobre o Plano de Qualificação de Fornecedores. O encontro contou, ainda, com depoimentos de produtores e da indústria sobre o Programa Mais Leite Saudável e com uma mesa redonda com especialistas da área que responderam as perguntas dos participantes que acompanharam o evento, presencialmente ou através das redes sociais do Sindilat.

 

_DSC0113.jpg

_DSC0131.jpg

64699187_1290532477772256_5895346005401927680_o.jpg

Fotos: divulgação Sindilat/RS e UFSM/PM

Notícias

  • OAB/RS promoveu evento que trouxe palestra de Maria da Penha 17-10-2019

    A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB Rio Grande do Sul promoveu uma roda de diálogo, que contou com a presença de Maria da Penha, símbolo do combate à violência contra a mulher no país, nesta terça-feira (15), no auditório da Ordem em Porto Alegre. O evento teve como objetivo promover o debate sobre o avanço da Lei – que completou 13 anos no mês de agosto, e os pontos que ainda é necessário evoluir. A coordenadora municipal das Políticas Públicas para as Mulheres de Palmeira das Missões, Sara...

    Leia mais: OAB/RS promoveu evento que trouxe palestra de Maria da Penha

  • Inscrições de eventos no Calendário Oficial vão até dia 28 de novembro 17-10-2019

     A Administração Pública Municipal de Palmeira das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem como uma de suas prioridades organizar e dar visibilidade às diversas ações culturais, artísticas, educacionais e de serviços do município, potencializando o setor de eventos e propiciando uma alternativa de atrativo turístico em âmbito regional.

    Leia mais: Inscrições de eventos no Calendário Oficial vão até dia 28 de novembro

  • Prefeitura (re)publica edital de licitação para contratação de empresa de fiscalização e gerenciamento das obras do HPR 16-10-2019

    Com o objetivo de atender à lei federal nº 8.666/93 a Prefeitura de Palmeira das Missões, por meio da Comissão Especial de Licitações nomeada sob Portaria nº 237/2019, republicou o edital de concorrência nº 072/2019. Através desta licitação, o Município irá contratar uma empresa para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia consultiva, para gerenciamento e fiscalização técnica das obras relativas à construção do HPR – Hospital Público Regional.

    Leia mais: Prefeitura (re)publica edital de licitação para contratação de empresa de fiscalização e gerenciamento das obras do HPR

  • Cadastro de entidades no Conselho Municipal da Pessoa Idosa 16-10-2019

      O Conselho Municipal do Idoso de Palmeira das Missões que atua na defesa dos direitos e da proteção da pessoa idosa convoca as entidades que executam alguma atividade com idosos a fazer o cadastro,  sendo esta uma de suas atribuições conforme estabelecido no Artigo 47 do Estatuto do Idoso, Lei 10741/2003.

    Leia mais: Cadastro de entidades no Conselho Municipal da Pessoa Idosa

  • Semana inicia com atividades de recreação para crianças das escolas municipais 15-10-2019

    Na tarde desta segunda-feira, 14, centenas de pequenos alunos oriundos das escolas municipais de Palmeira das Missões foram recebidos no Parque de Exposições, onde ocorreu um projeto de recreação e lazer em homenagem ao Dia das Crianças. Através de mais uma parceria com o Sesc, foram disponibilizados nos pavilhões do Parque de Exposições vários brinquedos infláveis, que foram muito concorridos durante toda a programação, garantindo momentos de alegria e descontração aos participantes.

    Leia mais: Semana inicia com atividades de recreação para crianças das escolas municipais

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal