Associação Palmeira Verde realizou coleta de resíduos recicláveis no 34º Carijo

Ao todo, foram recolhidos 1800 quilos de materiais recicláveis durante os quatro dias de evento

  A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde marcou presença na última edição do Carijo da Canção Gaúcha, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong. Durante os quatro dias do evento, os membros da Associação realizaram a coleta dos resíduos recicláveis, e a comunidade pôde acompanhar de perto como é realizada a separação dos resíduos. A iniciativa foi possível devido ao trabalho conjunto de diversas entidades.

   Representantes da Universidade Federal de Santa Maria, Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, e alunos do Colégio Estadual Três Mártires, visitaram as barracas e estabelecimentos explicando a maneira correta de fazer a separação dos resíduos gerados pelos participantes do evento.

   Identificados com crachá e camiseta, os membros na Associação visitavam as barracas e estabelecimentos e solicitavam os resíduos recicláveis previamente separados, além de fazer a coleta dos resíduos descartados em local inadequando (nas ruas, fora das lixeiras). Os carrinhos doados pelo Sicredi Grande Palmeira auxiliaram na coleta, circulando nos momentos em que havia pouca movimentação de pessoas no evento.

  Os resíduos coletados eram levados ao Centro de Triagem, em um terreno cedido pela organização do evento, e cuja estrutura contou com o apoio da Agrofel e Sicredi Grande Palmeira. A Secretaria de Serviços Essenciais também auxiliou na coleta, deixando os resíduos recicláveis disponíveis para a Associação, e destinando os rejeitos e resíduos orgânicos para o aterro sanitário. O Centro de Triagem, onde foi realizada a separação dos resíduos recicláveis, era aberto e disponível para visitação.

  Durante os quatro dias do evento, foram recolhidos 1800 quilos de materiais recicláveis, assim divididos: 166 kg de plástico mole, 78 kg de plástico cristal, 84 kg garrafas e copos plásticos, 26 kg de baldes e bacias, 390 kg de PET, 519 kg de papelão, 46 kg de papel misto, 26 kg de ferro e 471 kg de alumínio. Nesta relação, percebe-se como são classificados alguns tipos de resíduos (aqui nominados informalmente), para além da separação vidro, plástico, metal e papel. Cada um dos 7 tipos de plástico, por exemplo, possui preços diferentes e são vendidos separadamente pois só podem ser reciclados junto do mesmo material. O mesmo acontece com os metais.

  A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde participa de um projeto da Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria, tem foco no trabalho cooperativo, e busca melhores condições de trabalho para seus membros, bem como geração de renda para eles e suas famílias, através de um trabalho digno, que promove a sustentabilidade socioambiental.

2019.05.23-26 Carijo (34).jpg

2019.05.23-26 Carijo (36).jpg

Fonte e fotos: UFSM/Campi Palmeira das Missões

Notícias

  • OAB/RS promoveu evento que trouxe palestra de Maria da Penha 17-10-2019

    A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB Rio Grande do Sul promoveu uma roda de diálogo, que contou com a presença de Maria da Penha, símbolo do combate à violência contra a mulher no país, nesta terça-feira (15), no auditório da Ordem em Porto Alegre. O evento teve como objetivo promover o debate sobre o avanço da Lei – que completou 13 anos no mês de agosto, e os pontos que ainda é necessário evoluir. A coordenadora municipal das Políticas Públicas para as Mulheres de Palmeira das Missões, Sara...

    Leia mais: OAB/RS promoveu evento que trouxe palestra de Maria da Penha

  • Inscrições de eventos no Calendário Oficial vão até dia 28 de novembro 17-10-2019

     A Administração Pública Municipal de Palmeira das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem como uma de suas prioridades organizar e dar visibilidade às diversas ações culturais, artísticas, educacionais e de serviços do município, potencializando o setor de eventos e propiciando uma alternativa de atrativo turístico em âmbito regional.

    Leia mais: Inscrições de eventos no Calendário Oficial vão até dia 28 de novembro

  • Prefeitura (re)publica edital de licitação para contratação de empresa de fiscalização e gerenciamento das obras do HPR 16-10-2019

    Com o objetivo de atender à lei federal nº 8.666/93 a Prefeitura de Palmeira das Missões, por meio da Comissão Especial de Licitações nomeada sob Portaria nº 237/2019, republicou o edital de concorrência nº 072/2019. Através desta licitação, o Município irá contratar uma empresa para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia consultiva, para gerenciamento e fiscalização técnica das obras relativas à construção do HPR – Hospital Público Regional.

    Leia mais: Prefeitura (re)publica edital de licitação para contratação de empresa de fiscalização e gerenciamento das obras do HPR

  • Cadastro de entidades no Conselho Municipal da Pessoa Idosa 16-10-2019

      O Conselho Municipal do Idoso de Palmeira das Missões que atua na defesa dos direitos e da proteção da pessoa idosa convoca as entidades que executam alguma atividade com idosos a fazer o cadastro,  sendo esta uma de suas atribuições conforme estabelecido no Artigo 47 do Estatuto do Idoso, Lei 10741/2003.

    Leia mais: Cadastro de entidades no Conselho Municipal da Pessoa Idosa

  • Semana inicia com atividades de recreação para crianças das escolas municipais 15-10-2019

    Na tarde desta segunda-feira, 14, centenas de pequenos alunos oriundos das escolas municipais de Palmeira das Missões foram recebidos no Parque de Exposições, onde ocorreu um projeto de recreação e lazer em homenagem ao Dia das Crianças. Através de mais uma parceria com o Sesc, foram disponibilizados nos pavilhões do Parque de Exposições vários brinquedos infláveis, que foram muito concorridos durante toda a programação, garantindo momentos de alegria e descontração aos participantes.

    Leia mais: Semana inicia com atividades de recreação para crianças das escolas municipais

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal