Atividade de vigilância alimentar e nutricional é realizada com equipes das estratégias de saúde da família (ESF) do município

  A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), que está prevista no Plano Municipal de Saúde de Palmeira das Missões – RS é um valioso instrumento de apoio às ações de promoção à qualidade de vida, que o Ministério da Saúde oferece aos profissionais da área e aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), visando aumentar a habilidade da assistência à população.

 Desta maneira, a estagiária Diégeles Brum do curso de Nutrição da UFSM/PM, sob supervisão da nutricionista do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), Ângela Dahmer e orientação da professora Adriane Cervi Blümke, realizou nos dias 26 de junho e 03 de julho a Primeira Capacitação sobre Técnicas de Aferição Antropométrica com as equipes de saúde das ESFs, IX e X (Funhpan) e ESF V (Mutirão), respectivamente.

  No decorrer da atividade se retratou com as equipes, a importância de orientar e conscientizar os usuários sobre a técnica antropométrica (que consiste em medir cada uma das partes do corpo, fornecendo informações para atletas e indivíduos sedentários sobre a sua condição física e biológica), e os devidos cuidados em retirar o calçado, casacos e roupas mais grossas. Além disso, abordou-se a questão da calibração dos equipamentos, cuidados com o nivelamento do piso onde o equipamento será colocado, entre outras questões.

  A capacitação terá continuidade com os próximos estagiários, que serão coordenados pela nutricionista do NASF nas demais ESF’s do município. Vale ressaltar que essa atividade está aliada ao Programa de Educação Tutorial (PET), da UFSM/PM, no eixo da Organização da Atenção Nutricional, com ênfase na implementação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, em Palmeira das Missões. Portanto, é essencial que os profissionais realizem as aferições de maneira rigorosa, para obter dados antropométricos confiáveis da situação nutricional da população palmeirense.

WhatsApp Image 2019-07-03 at 21.36.11 (2) - Copia.jpeg

Foto: Divulgação

Fonte: Ângela Dahmer (NASF) e Diégeles Brum (UFSM/PM)

Notícias

  • Grupo de diabéticos da ESF Amaral participam da atividade sobre Alimentação no Controle da Glicemia 19-09-2019

    No dia 12 de setembro, o NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família, por meio da estagiária do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria Emili Paixão Trenhago, com a supervisão da nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde Ângela Cristina Dahmer, promoveu uma atividade com o grupo de diabéticos, com o tema “Cozinha com o Diabetes”, a fim de promover a alimentação saudável, e os alimentos que auxiliam no controle da glicemia.

    Leia mais: Grupo de diabéticos da ESF Amaral participam da atividade sobre Alimentação no Controle da Glicemia

  • Município realizou a 12ª Conferência de Assistência Social 18-09-2019

    A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (18), a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro aconteceu na Escola Fundamental Presidente João Goulart – CIEP e teve como objetivo elaborar propostas para serem implementadas na área. As propostas discutidas e aprovadas serão apresentadas na Conferência Estadual, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro.

    Leia mais: Município realizou a 12ª Conferência de Assistência Social

  • Dia da Árvore reforça os cuidados com a arborização e meio ambiente 18-09-2019

      O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro, por isso em comemoração a data, a bióloga Marisa Maturana elaborou um material explicativo e técnico a cerca do tema, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com ações que trazem benefícios à natureza. Confira:

    Leia mais: Dia da Árvore reforça os cuidados com a arborização e meio ambiente

  • Interbairros 2019: Rodada inicial ocorreu nesta terça-feira 18-09-2019

    O Campeonato de futsal Interbairros 2019, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, teve sua rodada inicial nesta terça-feira (17). As 60 equipes inscritas disputam nas categorias Força Livre, Feminino, Veterano, Master, Sub 11 Sub 15 e Voleibol. Os jogos acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, no Ginásio Crispim Miranda Filho, no Parque de Exposições.

    Leia mais: Interbairros 2019: Rodada inicial ocorreu nesta terça-feira

  • Atenção para o prazo de inscrições do 1º Festival de Música AMZOP - Etapa Local 17-09-2019

    As inscrições encerram na próxima segunda-feira, 23 de setembro às 16h e podem ser realizadas presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no Centro Cultural ou através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. document.getElementById('cloak595132cbc7a713d463d1a09caf07b76e').innerHTML = ''; var prefix = 'ma' + 'il' + 'to'; var path = 'hr' + 'ef' + '='; var addy595132cbc7a713d463d1a09caf07b76e =...

    Leia mais: Atenção para o prazo de inscrições do 1º Festival de Música AMZOP - Etapa Local

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal