Atividade de vigilância alimentar e nutricional é realizada com equipes das estratégias de saúde da família (ESF) do município

  A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), que está prevista no Plano Municipal de Saúde de Palmeira das Missões – RS é um valioso instrumento de apoio às ações de promoção à qualidade de vida, que o Ministério da Saúde oferece aos profissionais da área e aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), visando aumentar a habilidade da assistência à população.

 Desta maneira, a estagiária Diégeles Brum do curso de Nutrição da UFSM/PM, sob supervisão da nutricionista do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), Ângela Dahmer e orientação da professora Adriane Cervi Blümke, realizou nos dias 26 de junho e 03 de julho a Primeira Capacitação sobre Técnicas de Aferição Antropométrica com as equipes de saúde das ESFs, IX e X (Funhpan) e ESF V (Mutirão), respectivamente.

  No decorrer da atividade se retratou com as equipes, a importância de orientar e conscientizar os usuários sobre a técnica antropométrica (que consiste em medir cada uma das partes do corpo, fornecendo informações para atletas e indivíduos sedentários sobre a sua condição física e biológica), e os devidos cuidados em retirar o calçado, casacos e roupas mais grossas. Além disso, abordou-se a questão da calibração dos equipamentos, cuidados com o nivelamento do piso onde o equipamento será colocado, entre outras questões.

  A capacitação terá continuidade com os próximos estagiários, que serão coordenados pela nutricionista do NASF nas demais ESF’s do município. Vale ressaltar que essa atividade está aliada ao Programa de Educação Tutorial (PET), da UFSM/PM, no eixo da Organização da Atenção Nutricional, com ênfase na implementação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, em Palmeira das Missões. Portanto, é essencial que os profissionais realizem as aferições de maneira rigorosa, para obter dados antropométricos confiáveis da situação nutricional da população palmeirense.

WhatsApp Image 2019-07-03 at 21.36.11 (2) - Copia.jpeg

Foto: Divulgação

Fonte: Ângela Dahmer (NASF) e Diégeles Brum (UFSM/PM)

Notícias

  • Encontro entre SMAS e CMI trata de proposta para criação do Fundo Municipal do Idoso 16-07-2019

    A Secretaria de Assistência Social, através do secretário e vice-prefeito, Lúcio Borges e a direção do Conselho Municipal do Idoso representado pela presidente Silvia Elena Vianini Goulart e a vice-presidente Isabel Velasques Stoelben, realizaram uma reunião na manhã desta terça-feira (16), onde foram tratadas questões referentes à criação do Fundo Municipal do Idoso.

    Leia mais: Encontro entre SMAS e CMI trata de proposta para criação do Fundo Municipal do Idoso

  • Palmeira das Missões sediou Fórum da Undime RS 12-07-2019

    Servidores da Secretaria de Educação de Palmeira das Missões e de outros 30 municípios da região participaram, nesta sexta-feira (12), do segundo de uma série de seis Fóruns Regionais que serão efetuados ao longo do ano. O evento, realizado no anfiteatro do Centro Cultura Mozart Pereira Soares, foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime RS. Com o objetivo de aproximar a associação dos municípios gaúchos, proporcionando a formação das equipes das Secretarias...

    Leia mais: Palmeira das Missões sediou Fórum da Undime RS

  • Administração empossa nova contadora para seu quadro funcional 11-07-2019

    Com o objetivo de qualificar ainda mais o quadro permanente de servidores, a nova contadora do município assinou o termo de posse, na manhã desta quinta-feira (11). Aprovada no Concurso Público Edital Nº 001/2019 realizado em Palmeira das Missões, Fabiana Marguti assumiu efetivamente o novo posto e passa a integrar a equipe de contadores da Prefeitura.

    Leia mais: Administração empossa nova contadora para seu quadro funcional

  • Atividade de vigilância alimentar e nutricional é realizada com equipes das estratégias de saúde da família (ESF) do município 09-07-2019

    A estagiária Diégeles Brum do curso de Nutrição da UFSM/PM, sob supervisão da nutricionista do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), Ângela Dahmer e orientação da professora Adriane Cervi Blümke, realizou nos dias 26 de junho e 03 de julho a Primeira Capacitação sobre Técnicas de Aferição Antropométrica com as equipes de saúde das ESFs, IX e X (Funhpan) e ESF V (Mutirão), respectivamente.

    Leia mais: Atividade de vigilância alimentar e nutricional é realizada com equipes das estratégias de saúde da família (ESF) do município

  •  Presidente da Famurs, Eduardo Freire e prefeitos (as) defendem inclusão do Estado e municípios na Reforma da Previdência em Brasília 09-07-2019

    No último domingo (7) o prefeito e novo presidente da Famurs, Eduardo Freire concedeu uma entrevista à Rádio Gaúcha no programa do jornalista Cláudio Brito. E explanou sobre pautas importantes como a inclusão dos municípios na Reforma da Previdência, pacto Federativo e ida da Famurs para Brasília nesta semana.

    Leia mais:  Presidente da Famurs, Eduardo Freire e prefeitos (as) defendem inclusão do Estado e municípios na Reforma da Previdência em Brasília

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal