iptu2020

 

voluntario

 

ARBORIZAÇÃO

  As árvores são vegetais lenhosos, de caule ou tronco elevado, ramificado na parte superior.

  A arborização desempenha diversas funções importantes, relacionadas a aspectos ecológicos, estéticos, sociais e culturais. As árvores proporcionam sombra, amenizam a temperatura e aumentam a umidade relativa do ar, melhoram a qualidade do ar e amenizam a poluição sonora.

  As árvores são o mais perfeito tipo de cobertura vegetal para proteção do solo contra os efeitos danosos provocados pela erosão hídrica, uma vez que suas frondes anulam o impacto das gotas d`água contra o solo. Isto porque a água da chuva flui gradual e lentamente pela ramagem até o solo, neste se infiltrando e se depositando, contribuindo para o aumento das reservas hídricas subterrâneas.

  As árvores, em muitos casos, por serem redutos de espécies da fauna e da flora, inclusive daquelas ameaçadas de extinção, desempenham papel de suma relevância para a preservação destas espécies, ampliando sua importância ecológica.

 Os vegetais são responsáveis por fixar carbono e produzir, a partir da fotossíntese, compostos orgânicos como a glicose e o amido, essenciais para alimentação dos animais e do ser humano. Os vegetais, as algas, as cianobactérias e o fitoplâncton, são os únicos seres vivos que conseguem obter energia apenas através da conversão da energia luminosa em energia química.

   No processo de fotossíntese a planta retira água do solo e gás carbônico da atmosfera e sob a ação da luz, produz glicose e oxigênio.

Reação da Fotossíntese

 

     6 CO2 + 6 H2O  LUZ  C6H12O6 + 6 O2

                                FOTOSSÍNTESE

 

    No processo de respiração, a árvore gasta energia para quebrar a molécula de glicose sob ação do oxigênio obtido pelos estômatos, produzindo energia em forma de ATP, água e gás carbônico.

 

Reação da Respiração

C6H12O6 + 6 O2  6 CO2 + 6 H2O + ATP

                          Respiração Plantas

  Desta forma as árvores além de outras funções têm como função primordial regular a temperatura, pois colocam vapor de água na atmosfera e retiram parte do gás carbônico do ar, lembrando que o gás carbônico é um dos gases de efeito estufa.

  Segundo o Engenheiro Agrônomo e ambientalista José A. Lutzenberger:

  Predomina ainda entre a maioria das pessoas e mesmo nas ciências naturais uma visão simplista do mundo. Quando falamos em ambiente natural, o vemos como algo externo a nós. Não nos damos conta que somos parte integrante de algo maior, onde tudo está ligado com tudo. Basta dizer que, se desaparecessem o ar e a água, desapareceríamos nós. Porque são fundamentais as plantas? As plantas dominam uma técnica que os animais não dominam – a fotossíntese, o que quer dizer síntese com ajuda da luz.

  • LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

   Palmeira das Missões tem desde 2015, norma própria para manejo da arborização urbana. Através da Lei Ordinária Municipal Nº 4.789 de 28 de Abril de 2015, o município sancionou normas para podas e cortes de árvores na área urbana.

   A norma tem como diretriz básica o uso de espécies nativas para a arborização, em detrimento das espécies exóticas. A legislação protege espécies dos passeios públicos, canteiros centrais e áreas verdes, sendo necessária, tanto no caso de corte como de poda, a licença ambiental. Para o corte de espécies do passeio público, independente de espécie, é necessária a reposição de mudas 15/1. Para terrenos particulares a reposição de 15/1 somente é cobrada e exigida licença ambiental, no caso de espécies nativas. Os cortes ou podas só serão autorizados após vistoria e constatação de necessidade de acordo com critérios técnicos.

  Uma árvore deve ter seu plantio planejado de acordo com o seu tamanho quando adulta e enraizamento. Por isso, é importante conhecer a espécie antes de plantar.

  Abaixo temos algumas espécies adequadas para o plantio em área urbana:

-Cobrina, Araçá, Camélia, Quaresmeira, Chal-chal, Cambuim, Caliandra, Hibisco, Primavera, Pata-de-vaca, Jabuticaba, Cerejeira, Guabijú, Uvaia, Guavirova, Canafístula, Timbaúva, Ingá, Extremosa, Pitangueira, Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Guajuvira, Louro, Cedro, Manacá-da-serra, Caroba, Sete-capotes, Jacarandá, Goiaba-serrana, Manduirana, Aroeira e Magnólia.

   Espécies Proibidas o Plantio em área urbana:

- Jaqueira, Jambolão, Pinus app. Eucalipto spp. Grevilha, Abacateiro, Uva-do-Japão, Ligustro, Manga, Plátano, Paineira, Tulipa Africana, Flamboyant, Figueira Chilena e Fícus benjamina.

  Para corte ou poda de árvores nos passeios públicos ou nos terrenos particulares, consultar sempre o Departamento de Meio Ambiente da prefeitura municipal de Palmeira das Missões, fone 3742-3364 ou 3742-7319.

  Tanto a poda quanto o corte sem licença ambiental, é considerada infração ambiental sujeita a multa e projeto de recuperação ambiental. A poda drástica que é a retirada de mais de 50% da copa da árvore é considerada, por seu dano ao espécime que pode levar este a morte, semelhante a supressão não autorizada. O recomendado é que nunca se retire mais de 25% da copa de acordo com a NBR 16246/2013 para não desvitalizar o espécime.

 

Texto: Marisa Franciele Maturana, Bióloga CRBio 63937D- Licenciadora Florestal. Departamento de Meio Ambiente Palmeira das Missões.

Notícias

  • Veja ações do município no combate ao coronavírus 26-05-2020

    Desde o surgimento do novo coronavírus, a Administração Municipal tomou uma série de ações para diminuir o impacto da doença na população palmeirense.

    Leia mais: Veja ações do município no combate ao coronavírus

  • Fique atento aos prazos das ações em andamento promovidas pela DPET 21-05-2020

    A Divisão de Promoção e Educação Tributária – DPET alerta para o prazo de participação nas atividades de Educação Fiscal em andamento que oferecem a possibilidade de pontuação no PIT deste semestre. O I Seminário Virtual de Educação Fiscal da DPET encerra no próximo dia 30 deste mês. Já a atividade de sensibilização à distância e o concurso “Professores pensam a transversalidade na Educação Fiscal” estão abertos para participação até o dia 30 de junho, considerando que o prazo do concurso foi...

    Leia mais: Fique atento aos prazos das ações em andamento promovidas pela DPET

  • Central de Doações iniciou as atividades nesta quarta-feira 21-05-2020

    A prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social abriu nesta quarta-feira (20), a Central de Doações, com o slogan “Doar para Multiplicar, Fazer o Bem Sem Olhar a Quem”. O vice-prefeito Lúcio Borges e a secretária da SMAS, Neli Brizolla, deram início às atividades no local nesta manhã. A abertura da Central marca o lançamento da Campanha do Agasalho 2020 que, a partir de agora, passará a ter caráter permanente.

    Leia mais: Central de Doações iniciou as atividades nesta quarta-feira

  • Municípios pertencentes à região da AMZOP farão testes para Covid-19 na UFSM/PM 11-05-2020

    Na manhã desta segunda-feira (11), representantes da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões, Consórcio de Saúde Intermunicipal (Consim) e Centro de Operações Emergenciais (COE), reuniram-se para viabilizar a realização dos testes para Covid-19 (Coronavírus) na região de abrangência da Amzop.

    Leia mais: Municípios pertencentes à região da AMZOP farão testes para Covid-19 na UFSM/PM

  • Prefeitura instala cadeiras para organizar fila de atendimento na Caixa 07-05-2020

     Os beneficiários que procuraram atendimento para receber o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal na manhã desta quinta-feira (7), encontraram cadeiras na lateral da agência da Caixa Econômica Federal no município.

    Leia mais: Prefeitura instala cadeiras para organizar fila de atendimento na Caixa

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal