iptu2020

 

voluntario

 

Oficina estimula crianças a praticarem uma alimentação saudável

A atividade foi desenvolvida na Feira do Livro 2019

  Durante os dias 20 a 23 de novembro, ocorreu a Feira do Livro 2019 na cidade de Palmeira da Missões, que contemplou apresentações artísticas e oficinas variadas durante o evento. Uma dessas oficinas foi realizada pelas estagiárias Danielle Signori de Carvalho, Dioneia Vitalli e Karine Marmett da Silva, do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tinha como tema “Oficina de Alimentação Saudável”, onde havia contação da história “A menina que não gostava de frutas” para o público infantil e degustação de frutas a partir da brincadeira da Roleta das Frutas.

  Segundo a acadêmica Danielle “a intenção da oficina foi, principalmente, estimular o consumo de frutas no público infantil de uma forma lúdica, desmistificando a resistência comum a esse tipo de alimento. As crianças ouviram a história da menina que não gostava de frutas, e depois participaram de um desafio para provarem frutas, assim como a personagem do livro”. A atividade contou com a participação de diversos alunos e escolas, que se divertiram e provaram diferentes sabores pela primeira vez: “elas se sentiam desafiadas para rodar a roleta e provar a fruta que caísse. A grande maioria deles provou a fruta sorteada, e gostou, queriam até participar novamente” relata Dioneia.

  As alunas ainda explicaram que a atividade traz um impacto muito positivo para a construção de hábitos alimentares saudáveis na infância, visto que geralmente as crianças tem medo de provar novos sabores, e nessa oficina, elas puderam fazer isso de uma forma desafiadora e ao mesmo tempo, divertida, que agora podem ser levados para dentro de casa. Além disso, a atividade reforça que o tema da alimentação saudável é transversal nas disciplinas do currículo escolar e pode ser trabalhada tanto na forma de contação de história em uma feira do livro quanto em outras atividades na escola.

  A oficina foi elaborada juntamente com a nutricionista Juliana Dal Forno Marques, da Secretaria Municipal de Educação, que supervisionou a atividade e a professora Adriane Cervi Blümke, orientadora do estágio de Saúde Coletiva do Curso de Nutrição da UFSM/PM.

WhatsApp Image 2019-11-21 at 12.07.46.jpegWhatsApp Image 2019-11-21 at 12.07.45.jpeg

 

Notícias

  • Veja ações do município no combate ao coronavírus 26-05-2020

    Desde o surgimento do novo coronavírus, a Administração Municipal tomou uma série de ações para diminuir o impacto da doença na população palmeirense.

    Leia mais: Veja ações do município no combate ao coronavírus

  • Fique atento aos prazos das ações em andamento promovidas pela DPET 21-05-2020

    A Divisão de Promoção e Educação Tributária – DPET alerta para o prazo de participação nas atividades de Educação Fiscal em andamento que oferecem a possibilidade de pontuação no PIT deste semestre. O I Seminário Virtual de Educação Fiscal da DPET encerra no próximo dia 30 deste mês. Já a atividade de sensibilização à distância e o concurso “Professores pensam a transversalidade na Educação Fiscal” estão abertos para participação até o dia 30 de junho, considerando que o prazo do concurso foi...

    Leia mais: Fique atento aos prazos das ações em andamento promovidas pela DPET

  • Central de Doações iniciou as atividades nesta quarta-feira 21-05-2020

    A prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social abriu nesta quarta-feira (20), a Central de Doações, com o slogan “Doar para Multiplicar, Fazer o Bem Sem Olhar a Quem”. O vice-prefeito Lúcio Borges e a secretária da SMAS, Neli Brizolla, deram início às atividades no local nesta manhã. A abertura da Central marca o lançamento da Campanha do Agasalho 2020 que, a partir de agora, passará a ter caráter permanente.

    Leia mais: Central de Doações iniciou as atividades nesta quarta-feira

  • Municípios pertencentes à região da AMZOP farão testes para Covid-19 na UFSM/PM 11-05-2020

    Na manhã desta segunda-feira (11), representantes da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões, Consórcio de Saúde Intermunicipal (Consim) e Centro de Operações Emergenciais (COE), reuniram-se para viabilizar a realização dos testes para Covid-19 (Coronavírus) na região de abrangência da Amzop.

    Leia mais: Municípios pertencentes à região da AMZOP farão testes para Covid-19 na UFSM/PM

  • Prefeitura instala cadeiras para organizar fila de atendimento na Caixa 07-05-2020

     Os beneficiários que procuraram atendimento para receber o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal na manhã desta quinta-feira (7), encontraram cadeiras na lateral da agência da Caixa Econômica Federal no município.

    Leia mais: Prefeitura instala cadeiras para organizar fila de atendimento na Caixa

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal