iptu2020

 

banner covid transparencia

 

Municípios pertencentes à região da AMZOP farão testes para Covid-19 na UFSM/PM

Na manhã desta segunda-feira (11), representantes da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões, Consórcio de Saúde Intermunicipal (Consim) e Centro de Operações Emergenciais (COE), reuniram-se para viabilizar a realização dos testes para Covid-19 (Coronavírus) na região de abrangência da Amzop.

Até o momento, a quantidade de insumos  comprados possibilita a realização de, aproximadamente, 1900 testes. De acordo com o professor, Daniel Graichen, já foram feitos cerca de 100 testes, e os 1900 kits restantes montados nos Laboratórios de Genética Evolutiva e Microbiologias também poderão ser disponibilizadas de maneira emergencial, aos municípios que entrarem na compra da segunda leva de insumos para a realização da cota de testes.

O diretor executivo do Consim, Vergílio Casani, enfatizou que dos 15 municípios que fazem parte do Consórcio de Saúde, 10 aderiram à compra da primeira parte do material. O objetivo é que as cidades pertencentes à região da Amzop entrem na segunda etapa, chegando assim a 52 municípios realizando testes na UFSM/PM.

O presidente da Amzop e prefeito de Constantina, Gerri Sawaris enfatizou que a parceria está firmada e que as devidas medidas para que se inclua a região da Amzop nas testagens para Covid-19, feitas na Universidade, serão tomadas o mais breve possível.

Segundo o diretor do campus da UFSM/PM, Rafael Lazzari, a intenção desde o início das testagens, realizadas em parceria com o município, é atender Palmeira das Missões e região. Por isso, o laboratório conta atualmente com cerca de 25 profissionais devidamente treinados que atuam diariamente na elaboração dos testes, entre docentes e técnico-administrativos em educação, alunos de graduação e pós-graduação, que já trabalhavam nos laboratórios, e egressos com experiência em biologia molecular e microbiologia.

Os procedimentos para verificar a existência ou inexistência de material viral na amostra do paciente levam em torno de um dia para serem concluídos. Os testes são validados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul Lacen/RS, atestando a qualidade e segurança do diagnóstico na região.

Participaram da reunião o prefeito e presidente da Famurs, Eduardo Freire, o diretor do campus da UFSM/PM Rafael Lazzari, o diretor executivo do Consim, Vergílio Casani, o Prof. Dr. da UFSM/PM Daniel Graichen, a enfermeira Priscila Rodrigues e o secretário de Saúde Paulo Fernandes – ambos representando o COE, além do presidente da Amzop e prefeito de Constantina, Gerri Sawaris e o prefeito de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari.

DSC_0586 - Cópia.JPG

Notícias

  • Nota de Esclarecimento - Setor de Tesouraria do Município 14-09-2020

    O Poder Executivo Municipal vem através da presente nota, esclarecer que o setor de Tesouraria do Município em momento algum foi fechado por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e continua desempenhando suas atividades, de acordo com a legislação vigente.

    Leia mais: Nota de Esclarecimento - Setor de Tesouraria do Município

  • Confira os ganhadores do sorteio municipal da NFG 10-09-2020

    Foi divulgada a relação dos premiados no sorteio municipal de Palmeira das Missões da Nota Fiscal Gaúcha (NFG). O sorteio foi realizado no dia 31 de agosto. Os contemplados devem retirar o prêmio no setor de ICMS, na Prefeitura, apresentando um documento de identificação em mãos.

    Leia mais: Confira os ganhadores do sorteio municipal da NFG

  • Atenção: combate à dengue em casa não pode parar 26-08-2020

    Com a chegada dos dias mais quentes, os cuidados na prevenção do Aedes aegypti devem ser intensificados. O acúmulo de água em qualquer depósito seja ela artificial ou natural são ideais para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e diversas outras doenças. Portanto, é preciso que toda a população esteja vigilante em relação aos possíveis criadouros.  

    Leia mais: Atenção: combate à dengue em casa não pode parar

  • Prazo para o alistamento militar obrigatório é prorrogado até 30 de setembro 20-08-2020

    Em razão da pandemia da Covid-19, jovens do sexo masculino que completam 18 anos durante o ano de 2020, tem até 30 de setembro para fazer o alistamento militar obrigatório. O alistamento pode ser feito pela internet, clique AQUI para acessar o site.

    Leia mais: Prazo para o alistamento militar obrigatório é prorrogado até 30 de setembro

  • Coronavírus: pacientes suspeitos ou positivos para Covid-19 não devem sair de casa 19-08-2020

    A Secretaria Municipal de Saúde, através da Patrulha Covid, orienta a população sobre o isolamento domiciliar obrigatório de casos suspeitos e confirmados de coronavírus.

    Leia mais: Coronavírus: pacientes suspeitos ou positivos para Covid-19 não devem sair de casa

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal